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NOVOS TEMPOS

Ferrari já vende mais esportivos híbridos que puramente a combustão

Marca italiana vem investindo em tecnologias de eletrificação, estratégia que, aparentemente, está gerando bons resultados

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Um dos modelos híbridos da gama da Ferrari é a 296 GTS
Um dos modelos híbridos da gama da Ferrari é a 296 GTS Foto: Ferrari/Divulgação

Quando os carros elétricos e híbridos começaram a ficar mais comuns (ao menos na Europa), houve uma desconfiança sobre o futuro dos superesportivos. Algumas pessoas chegaram a temer pela sobrevivência deles: afinal, em um mundo dominado por automóveis ecologicamente corretos, ainda haveria espaço para modelos equipados com enormes (e, consequentemente, beberrões e poluidores) motores V8 ou V12? Com base nos últimos números de vendas da Ferrari, a resposta parece ser sim!

É que a marca de supercarros sediada em Maranello, na Itália, já está vendendo mais veículos híbridos do que os puramente a combustão. De acordo com informações do Financial Times, cerca de 51% dos produtos que a marca comercializou no mundo durante o último trimestre, entre os meses de julho e setembro, já têm esse tipo de tecnologia. Impressiona ainda a rapidez com que esse índice cresceu, já que, no trimestre anterior, entre abril e junho, ele estava em 43%.

Esse crescimento dos carros híbridos na gama da Ferrari certamente se deve a modelos como 296 GTB e 296 GTS, que têm atingido bons números de vendas. E ainda vale lembrar que, no ano passado, a empresa anunciou investimentos em uma terceira linha de produção, destinada justamente a veículos híbridos. Por fim, a marca italiana já confirmou o desenvolvimento de um superesportivo totalmente elétrico, cujo lançamento está previsto para 2025. 

Por outro lado, cabe destacar que a Ferrari não abandonou, pelo menos até o momento, a mecânica puramente a combustão. É o caso, por exemplo, do modelo Purosangue, o primeiro SUV da marca, que utiliza um enorme motor 6.5 V12. Isso porque, embora esteja investindo em tecnologias híbridas, a fabricante tem uma margem um pouco maior para eletrificar a gama: na Europa, empresas generalistas devem fazer isso até, no máximo, 2030.  

Ferrari não é a única que investe em supercarros híbridos

A Ferrari segue uma tendência de fabricantes de superesportivos, que têm desenvolvido modelos híbridos. Além da marca italiana, outras que vêm lançando veículos desse gênero são McLaren, Aston Martin e Lamborghini.