O ano de 2023 está sendo marcante para a McLaren. Completando seus 60 anos, a montadora tem lançado diversas novidades em comemoração ao aniversário. Agora, é a vez do novo 750S batizado de Triple Crown (ou Tríplice Coroa). Como sugere o nome, a nova edição homenageia as três vitórias da fabricante: nas 500 Milhas de Indianápolis (1974), no GP de Mônaco da F1 (1984) e nas 24 horas de Le Mans (1995).
E para fazer jus à grandiosidade do que ele homenageia, o novo 750S Triple Crown recebeu uma pintura especial na carroceria que leva nada menos que 1.200 horas – ou 50 dias – para ser feita. Cada detalhe foi meticulosamente pensado para remeter a cada uma das três vitórias. Segundo a marca, são mais de 20 diferentes tons e efeitos utilizados, sendo que a maioria das cores remete às utilizadas nos carros originais que compuseram a Tríplice Coroa da McLaren.
O número três em laranja com azul apareceu no M16D da vitória de Johnny Rutherford na Indy 500 de 1974; o vermelho e branco em combinação com o número 7 estiveram no MP4/2 que, pilotado por Alain Prost, venceu o Grande Prêmio de Mônaco de 1984; e a cor cinza e o número 59 fizeram parte do F1 GTR que venceu a geral em Le Mans de 1995, graças aos esforços de Yannick Dalmas, Masanori Sekiya e JJ Lehto.
O veículo foi concebido pela McLaren Special Operations (MSO), a divisão de personalização da marca. Além da pintura super trabalhada, a equipe também projetou um logotipo Triple Crown, que foi distribuído na cabine e nos encostos de cabeça. Um trio de códigos QR também são encontrados no carro – cada um deles direcionando para um site que traz mais informações sobre o modelo.
Dentro do compartimento dos faróis, há, ainda, uma luz específica no suporte que abriga as luzes de LED. Em um determinado ângulo, ela acende no formato dos números “3-7-59” . Na parte traseira, um logotipo eletrocrômico MSO também se acende dentro do break light.
Apenas seis unidades do McLaren 750S Triple Crown serão produzidas
Dada a pintura extramente desafiadora para a equipe de design, apenas seis exemplares do novo McLaren 750S Triple Crown serão fabricados. O preço ainda não foi revelado, mas, certamente, não poupará zeros à direta. No entanto, caso seja do seu interesse – e poder aquisitivo – comprar alguma das seis unidades, a notícia é ruim: segunda a fabricante, todas já estão reservadas.
Como é o 750S?
Na parte mecânica, o 750S é um sucessor do 720s. As atualização incluem, além do estilo revisado e dos ajustes do chassi, um aumento de potência do familiar V8 biturbo de 4.0 litros, que foi de 710cv para 740cv. A transmissão é automática padrão de dupla embreagem e sete velocidades, e o torque, de 81,5kgfm.
Com esse conjunto, o Mc Laren 750S acelera até 100km/h em apenas 2,8 segundos. A velocidade máxima, tanto na carroceria cupê como na conversível, é de 332km/h.
Além de ser o mais potente, o supercarro é também considerado o mais leve da história da McLaren. A versão cupê tem 1.281kg e a conversível, 1.389kg. A redução foi considerável se comparada ao peso do 720S: 1.322kg e 1.490kg nas respectivas carrocerias.
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