UAI
Bebe muito?

Qual é o consumo de combustível em um carro de Fórmula 1?

Será que as equipes medem o consumo igual você faz no seu carro?

Publicidade
Consumo de combustível pode te surpreender
Consumo de combustível pode te surpreender Foto: Javier TORRES / AFP

Quantos quilômetros por litro faz um carro de Fórmula1? Foi a essa questão que Rodrigo Lamonato, do Splash and Go, respondeu no Tik Tok do canal especializado na principal categoria do automobilismo. Bom, para começo de conversa, ele explicou que não se usa a unidade de medida "litro" para quantificar o combustível na Fórmula 1, já que essa é uma unidade de volume. Isso porque o volume é passível de ser manipulado, por exemplo, resfriando a gasolina.

O administrador do canal Splash and Go afirmou que essa malandragem já foi usada no passado, quando alguma equipe da Fórmula 1 chegou a resfriar o combustível para reduzir o seu volume. Assim, o reservatório daquele carro de corrida acabou ficando com mais gasolina do que os demais, o que lhe dava certa vantagem.

Carro de Fórmula 1 usa 110 quilos de combustível

Por esse motivo, desde o início dos anos 1980 o combustível é medido em "quilogramas" na Fórmula 1. Ok, mas, ainda assim, qual é o consumo de um carro na principal categoria do automobilismo? De acordo com Rodrigo Lamonato, esse número é de aproximadamente 2,7 quilômetros por quilo de combustível.

Mas, como esse consumo dos carros de Fórmula 1 é medido? De acordo com o especialista, dividindo a distância de um Grande Prêmio - de 300 a 305 quilômetros - pela massa de combustível presente no tanque, que é de 110 quilos. Lembrando que, desde 2009, por motivos de segurança, os carros não são mais reabastecidos no meio da corrida.

E o consumo em quilômetros por litro?

 

Consumo de combustível dos carros de Fórmula 1
Reabastecimento durante as corridas está suspenso desde 2009 Foto: Reprodução

O piloto Rodolpho Santos fez uma análise um pouco diferente do consumo dos carros de Fórmula 1, usando a unidade "quilômetro por litro", que é a mesma usada no dia a dia dos motoristas. Santos afirmou que, em temperatura normal, os 110 quilos de combustível equivalem a um volume de 130 litros.

Levando em consideração que os circuito da Fórmula 1 têm em média 305 quilômetros e esse volume aproximado de 130 litros de combustível, o consumo dos carros de Fórmula 1 aferido pelo piloto é de 2,36 quilômetros por litro. Se, de início, você achou esse número muito alto, deve considerar que se trata de um veículo que tem 1.000cv de potência, que atinge os 15.000rpm.

Logo, esse número de consumo nos carros de Fórmula 1 é considerado muito bom. O motor usado nesses carros atualmente é até pequeno, um V6 de 1.6 litro, porém auxiliado pelas tecnologias turbo e híbrida. Enquanto a eficiência energética (ou seja, a quantidade de energia gerada pelo motor que realmente chega às rodas) de um carro normal não chega a 30%, nos carros de Fórmula 1 esse índice chega a 50%.