UAI
CHINESES

Xiaomi e Huawei revelam carros elétricos inéditos

Marcas querem ampliar atuação de mercado com modelos luxuosos e repletos de tecnologia

Publicidade
Projeção do carro elétrico Xiaomi SU7
Projeção do carro elétrico Xiaomi SU7 Foto: Xiaomi/Divulgação

Até então dedicadas ao ramo de telecomunicações, duas gigantes chinesas, a Xiaomi e a Huawei, estão determinadas a produzir carros elétricos. Tanto que ambas apresentaram modelos desse gênero no Salão do Automóvel de Guangzhou, realizado no país asiático entre os dias 17 e 26 de novembro. A expectativa, claro, é que, quando chegarem ao mercado, esses veículos sejam extremamente conectados e repletos de tecnologias de ponta.

A Huawei está em fase mais avançada nesse processo: tanto que apresentou dois carros elétricos em Guangzhou, ambos em formato de conceito. Eles são o Avatr 12 e Luxeed S7: ambos são sedans de alto luxo e com design fluido, que lembra um cupê. É verdade que nenhum deles é totalmente inédito: primeiro, por exemplo, já havia sido apresentado no no Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha, no último mês de setembro. 

Para chegarem ao mercado, os dois veículos contarão com a participação das marcas Changan, que produz automóveis, e com a CATL, fabricante de baterias. A própria Huawei revelou que pretende produzir diretamente carros elétricos, mas em um segundo momento, após adquirir know-how e o mercado para esses veículos crescer ainda mais. Primeiramente, a multinacional recorrerá aos processos de manufatura das empresas parceiras. 

Trata-se de uma estratégia que já foi adotada pela própria Huawei, em um projeto que tem participação da Seres Motors, da Changan e da Chery. O resultado é o Aito M7, um SUV grande e luxuoso que, no Brasil, é conhecido como Seres 7. Esse modelo é um verdadeiro sucesso, tanto que a Huawei recebeu cerca de 100 mil encomendas somente nos último bimestre.

E os carros elétricos da Xiaomi?

Por sua vez, a Xiaomi não revelou modelos físicos do SU7, um SUV elétrico de luxo; apenas divulgou imagens e projeções. Porém, confirmou que a chegada ao mercado ocorrerá já no primeiro trimestre do ano que vem. Apesar do mistério causado pela marca de smartphones, há muitas informações sobre o modelo circulando na mídia, entre as quais que o projeto conta com a participação da Beijing Automotive. Até alguns flagras de veículos camuflados, rodando em testes, já foram publicados.