UAI
Avant-première

Modelo da Lancia faz sua primeira aparição pública de forma inusitada

Nova geração do Lancia Ypsilon foi revelado durante resgate, após protótipo cair em um lago

Publicidade
Antes de cair no lago, protótipo foi roubado em um caminhão
Antes de cair no lago, protótipo foi roubado em um caminhão Foto: L'est Republicain/Reprodução

O resgate cinematográfico de um carro no fundo de um lago. Foi dessa forma inusitada que a nova geração do Lancia Ypsilon foi revelada ao mundo (ou à Itália, que é o único mercado que ainda se importa com a marca). Esse fato curiosos aconteceu no início do mês em Montbéliard, na França, quando a Polícia recebeu a informação de que havia um veículo no fundo de um lago. Mais fotos desse resgate podem ser vistas no L'est Republicain.

Dias antes, esse veículo, um protótipo, havia sido furtado de um caminhão, e sua localização daria ponto final à investigação. No entanto, o resgate desse veículo no fundo do lago acabou chamando a atenção de todos. Mas, ninguém poderia dizer que carro era aquele, já que ele ainda não tinha sido lançado. Foi assim que a nova geração do Lancia Ypsilon fez a sua avant-première, que provavelmente terá feito mais 'barulho' que o lançamento oficial do modelo.

 Lancia Ypsilon antecipa o novo Argo?

O Lancia Ypsilon deve ser lançado em fevereiro, e, não por acaso, após o modelo ter sido 'pescado' do fundo do lago, vários teasers foram divulgados. Após o ocorrido, a imprensa brasileira faz uma conexão entre esse modelo e a nova geração do Fiat Argo. Mas, o que a Lancia tem a ver com a Fiat? É que as marcas pertencem à Stellantis, e, antes disso, a Lancia já pertencia à Fiat.

Como já foi possível perceber até aqui, a Stellantis está compartilhando motores, plataformas e um sem número de componentes entre suas várias  marcas (Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep, etc). A ideia é reduzir custos, e caminhamos para a fase em que, por baixo da carroceria, todos os modelos serão iguais, se diferenciando apenas pela 'casquinha' de fora, onde cada marca vai 'imprimir' o seu DNA.

Como vai ser o Fiat Argo?

Nova geração do Lancia Ypsilon fez sua primeira aparição pública sendo resgatado no fundo de um lago
Fiat Panda Foto: Reprodução

Assim, todos os compactos da Stellantis tendem a usar a plataforma CMP, que fez sua estreia em modelos da Peugeot (208) e Citroën (C3), mas já se espalhou para a Jeep (Avenger), vai alcançar esse Lancia 'mergulhador' em fevereiro e, mais tarde, provavelmente  em 2025, deve alcançar o Fiat Argo.

Ao mesmo tempo em que afirma que o Lancia Ypsilon dá uma prévia da nova geração do Fiat Argo, a imprensa automotiva garante que, por fora, o modelo será como o Fiat Panda (que corresponde ao Uno na Itália). Já o motor da nova geração do Argo poderá ser o 1.0 turbo (de origem Fiat) com alguma eletrificação, como um híbrido leve. No entanto, como revela o cabo presente no porta-malas do modelo resgatado, a plataforma CMP prevê a eletrificação total do veículo.