"Um gostinho de frustração". Esse foi o resumo de Tiago Kfouri - empresário e influenciador do universo automotivo - sobre o seu Toyota GR Corolla, versão nervosa de um dos modelos mais pacíficos do mundo.
Tiago Kfouri conta em seu canal do Youtube que recebeu seu Toyota GR Corolla 'zerado' no dia 20 de julho de 2023 no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Nesse dia ele não acelerou fundo sua máquina para não forçar o modelo, ainda muito novo.
Já com alguns quilômetros no hodômetro, Tiago Kfouri resolver retornar com seu Toyota GR Corolla para um track day em Interlagos, para sentir o bólido onde seria seu habitat natural: a pista! Mas não foi bem isso que o veículo entregou.
Tração integral sobreaquece
Foi o sistema de tração integral configurável do Toyota GR Corolla que mais decepcionou Tiago Kfouri. Em todas as baterias de voltas que o veículo correu em Interlagos o sistema apresentou sobreaquecimento, desligando o modo integral automaticamente, voltando a fornecer motor apenas para o eixo dianteiro.
O influenciador disse que não esperava esse comportamento do sistema de tração integral no modo 50:50 (50% da 'forca' do motor no eixo dianteiro e 50% no traseiro), já que havia relatos desse problema com o modo 30:70. Tiago Kfouri ainda tentou rodar no modo 60:40, mas o sistema voltou a aquecer.
'Puta, que saco isso!', disse Kfouri ao volante em uma das muitas vezes que o carro voltava para a tração dianteira. Daí não tinha alternativa, parado ou em movimento, era preciso esperar o Toyota GR Corolla esfriar. Ele também relatou que o óleo atingiu temperaturas muito elevadas.
'Tem algumas coisas que obviamente incomodam, porque você dá duas ou três voltas e sente o carro ficar bem mais lento - tava perdendo 10km/h de velocidade de reta, que é muita coisa quando a gente fala de circuito', relatou.
Outras coisas que aborreceram Tiago Kfouri
Tiago Kfouri também não gostou da tendência do Toyota GR Corolla sair de frente nas curvas, performance que melhorou quando trocou os pneus originais Yokohama por outro conjunto de pista com as mesmas medidas.
Desses pneus, sim, Kfouri gostou, já que baixaram em 3 segundos seu tempo de volta, além de ter deixado o carro mais 'na mão'. Mas, esse conjunto logo foi tirado, já que não pode ser usado o dia inteiro porque se deteriora rapidamente.
Entre os modos de condução 'normal' e 'esportivo', o influenciador preferiu o primeiro, com a direção menos 'dura'. Tiago Kfouri ainda não gostou do banco do Toyota GR Corolla, alegando que se sentiu muito solto e que prefere um modelo concha. Por fim, na leitura do piloto, no fim da 'brincadeira' os freios não mostraram a mesma eficiência das primeiras voltas, mas relativizou que a pista foi ficando mais quente.
Onde o Toyota GR Corolla foi bem
Mas, a primeira experiência com o Toyota GR Corolla não teve apenas aspectos negativos. Tiago Kfouri elogiou o ganho em velocidade do bólido, tanto nas retas quanto nas saídas de curva.
Aparentemente, o influenciador vai atrás de melhorias na parte de refrigeração e de direção, mas elogia o comportamento do Toyota GR Corolla na rua: 'é dócil no dia a dia'. Por fim, ele conclui a experiência como frustrante, já que não se trata de um carro pronto para levar para a pista.
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