UAI
Antigomobilismo

Museu do Automóvel da Estrada Real pode ser destino nas férias

Museu localizado no vilarejo de Bichinho, em Minas Gerais, guarda uma coleção de mais de 90 carros

Publicidade
Coleção do Museu do Automóvel da Estrada Real chega a 90 modelos
Coleção do Museu do Automóvel da Estrada Real chega a 90 modelos Foto: Museu do Automóvel da Estrada Real/Divulgação

Para quem tem interesse em conhecer Minas Gerais, um dos destinos é a Estrada Real – maior rota de turismo do Brasil, com 1.630 quilômetros de extensão. Uma das cidades indicadas no percurso é Tiradentes, Campos das Vertentes, uma das favoritas dos turistas.

Ao lado da cidade, que carrega o nome do dentista que foi o único dos envolvidos na Inconfidência Mineira a ser condenado à morte, está o vilarejo de Bichinho. Lá existe um destino interessante para os amantes de carro: o Museu do Automóvel da Estrada Real.

Como surgiu o museu?

Rodrigo Cerqueira Moura é um amante de carros antigos. Ele trabalhava em mecânicas e herdou do pai, Antônio Moura, o gosto pelos clássicos. E é para ele, o pai, que Rodrigo dedica o museu.

Os primeiros carros de Rodrigo foram uma Mercedes-Benz 170-D 1951, que atualmente está exposta no museu, e também um Jeep Willis 1951.

Mercede-Benz de 1951 exposta em museu, o veículo está estacionado em uma chão xadrez preto e branco, atrás é possível ver uma parede na cor creme com uma janela e ventilador.
Mercedez-Benz de 1951, hoje exposta, foi primeiro carro de Rodrigo Cerqueira Foto: Museu do Automóvel da Estrada Real/Divulgação

Em seu catálogo já são mais de 90 veículos na mostra, entre eles estão modelos raros como o Alfa-Romeu JK 1960, vencedor da 5° edição das Mil Milhas Brasileiras com os pilotos Chico Landi e Christian Heins.

Estão expostos também no museu um Austin Mini, um Simca Chambord e um Renault Dauphine. Cerqueira tem ainda em sua coleção modelos de marcas norte-americanas extintas como Nash, Packard, Willys e Kaiser.

E Rodrigo não para de aumentar o acervo do museu, sendo que para isso já iniciou o processo de restauração de 10 automóveis de diferentes marcas.

Carros para aluguel

Além de ficarem expostos no museu, os carros também estão disponíveis para aluguel. A pessoa que se interessar pelos carros do Museu do Automóvel da Estrada Real tem a opção do serviço de locação para eventos como casamentos e até para compor um ensaio fotográfico.

Alguns modelos da coleção já participaram de filmes e novelas, além de compor a ambientação de época do filme ‘Chico Xavier’, de 2010.

Carro antigo preto está estacionado em rua de pedra, ao fundo há uma casa de época branca com entorno da porta e janela em azul claro.
Modelo do museu participou do filme 'Chico Xavier', de 2010 Foto: Museu do Automóvel da Estrada Real/Divulgação

Para a criançada e até para quem gosta de modelos em miniatura, o museu exibe uma grande coleção de veículos em tamanho reduzido. Há até uma versão reduzida do museu com dois carros sendo exibidos.

Localização, valores e funcionamento

O salão do museu está localizado na Estrada Real Tiradentes/Bichinho, km 4,5. O local fica aberto todos os dias da semana, das 9h às 18h.

Para visitar a coleção é necessário adquirir ingresso. O valor é de R$ 40, mas professores, estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada. Menores de 5 não pagam.

Para mais informações, acesse o site www.museudoautomoveler.com.br. Caso haja mais dúvidas, basta entrar em contato pelo número (32) 3799-8033 ou por rede social (@museudoautomovelestradareal).