UAI
Esqueça a baliza

Não faça mais baliza: Hyundai tem modelo que anda de lado na CES 2024

Hyundai Mobis mostra protótipo com atualização do sistema e-Corner, que permite carro andar lateralmente e diagonalmente, salvando quem teme fazer baliza

Publicidade
Hyundai Mobis demonstra nova tecnologia do sistema e-Corner que permite carro andar de lado
Hyundai Mobis demonstra nova tecnologia do sistema e-Corner que permite carro andar de lado Foto: Reprodução/Internet

A Consumer Electronics Show (CES) 2024, que termina hoje, serviu de palco para várias empresas apresentarem novas tecnologias que podem ser utilizadas para facilitar a vida no dia a dia. Uma dessas novas tecnologias é o modelo da Hyundai que anda de lado.

O projeto é ideal para que o motorista não tenha mais que se preocupar com baliza na hora de estacionar. A manobra é o terror para aqueles que estão tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Diferenças do protótipo e modelo de inspiração

O protótipo apresentado pela Hyundai é baseado em outro modelo, o Ioniq 5. O modelo que serve de base para o protótipo apresentado na CES em sua versão de topo é equipado com motor de 306cv e 61,7kgfm, acelerando até 100km/h em 5,1 segundos.

O Ioniq 5 tem autonomia máxima de 507 quilômetros pelo ciclo WLTP, para a bateria de maior capacidade. Na Europa, o modelo está sendo vendido a partir de 43 mil euros, aproximadamente R$ 230 mil na conversão direta.

O novo modelo da Hyundai tem design diferente do veículo em que foi inspirado. Tem novos para-choques e faróis. A empresa diz que suas luzes traseiras podem alertar carros que estão atrás de pedestres que atravessam a via.

A tecnologia das luzes é bem avançada. O sistema de iluminação pode até projetar faixas de pedestres para mostrar aos transeuntes por onde eles devem caminhar.

Nova geração do e-Corner

O objetivo da marca era mostrar a próxima geração do sistema e-Corner – tecnologia que permite o carro andar de lado e na diagonal. O sistema combina um motor elétrico com funções de direção, frenagem e suspensão. Por isso, suas rodas poderão atuar de maneira independente umas das outras.

As rodas do modelo podem mudar de posição, permitindo que o veículo se mova na diagonal e também lateralmente – o que ajudaria bastante na hora da baliza. Além disso, essa tecnologia permite que o protótipo gire em até 360 graus.

Confira o vídeo do teste do protótipo:

As inovações não param por aí. O modelo apresentado pela Hyundai na CES ainda é equipado com dois sensores LiDAR de curta distância.

"Essa tecnologia seria essencial para a realização do movimento lateral e reconhecimento eficaz de objetos próximos. O que seria imprescindível para as mudanças de faixa na diagonal", disse Lee Seung-Hwan, vice-presidente da Hyundai Mobis.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!