UAI
INTERNACIONAL

GM pode voltar atrás e reconsidera ter carros híbridos nos EUA

Concessionários relatam alta demanda por ese tipo de veículos criaram comitê para negociar com a empresa

Publicidade
Equinox EV é um dos carros 100% elétricos que a GM comercializa nos EUA
Equinox EV é um dos carros 100% elétricos que a GM comercializa nos EUA Foto: Foto: Chevrolet/Divulgação

A General Motors (GM), detentora da marca Chevrolet, vinha apostando todas as fichas nos carros elétricos: tanto que a empresa até deixou de comercializar híbridos em alguns mercados, entre os quais a América do norte. Porém, ao que parece, a multinacional pode rever essa estratégia. Isso, porque a própria rede de concessionários, nos Estados Unidos, está demandando esse tipo de veículo.

De acordo com uma matéria divulgada pelo Wall Street Journal, concessionárias de marcas do Grupo GM montaram um comitê para tratar sobre a possibilidade de comercializar carros híbridos com executivos da empresa. Segundo as autorizadas, existem clientes que desejam comprar esses veículos, mas rejeitam os totalmente elétricos. Como simplesmente não os encontram na rede, acabam indo para a concorrência. 

Nesse ponto, vale lembrar que, no passado, a GM já comercializou carros híbridos na América do Norte, sendo que o mais famoso foi o Chevrolet Volt. Porém, mais recentemente, a multinacional simplesmente abandonou esse segmento, apostando em uma mudança direta dos automóveis a combustão para os 100% elétricos.  

Wall Street Journal questionou Mary Barra, CEO da GM, sobre essa demanda por carros híbridos. Em linhas gerais, a dirigente respondeu que, no fim das contas, a migração para os veículos 100% elétricos ocorrerá, e de maneira rápida. Entretanto, ela abriu uma brecha para outros tipos de modelos eletrificados ao afirmar que a empresa "tem a tecnologia e seguirá observando o mercado."

Barra não mente quando diz que a GM tem tecnologia para produzir híbridos, até porque a empresa já produz esse tipo de veículo na China: alguns modelos que a Chevrolet comercializa por lá, como o sedan Monza e o SUV Traverse, têm tal tipo de propulsão. Portanto, seria fácil oferecer produtos do gênero nos demais mercados onde a multinacional atua, incluindo a América do Norte.  

GM pode ter carros híbridos também no Brasil

No Brasil, a GM anunciou recentemente um plano de investimentos no Brasil até 2028, que totaliza R$ 7 bilhões. A empresa não foi clara quanto à aplicação desses recursos: afirmou apenas que o montante será destinado "à renovação do portfólio de veículos e ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local." Pode ser um indicativo de que os carros híbridos também vão dar as caras por aqui.