A cada ano, a tecnologia se desenvolve e atinge parâmetros antes inimagináveis. Será que nos anos 1970 os amantes de moto pensavam em atingir uma velocidade de 299km/h sobre duas rodas? As motos supersport são destaque no segmento por chegar a essa marca, e atraem muitos interessados em campeonatos de motovelocidade por esse diferencial. Mas, o que essas motos têm a ver com o número 299?
Os entusiastas da esportividade com certeza levam esse aspecto em consideração ao adquirir um nova máquina. Claro, aliado às demais características que chamam a atenção para esse tipo de motocicleta, como as linhas da carroceria e bom desempenho.
Por que as Supersport são chamada 299?
O número 299, conhecido pelos adoradores de velocidade, faz referência à velocidade máxima, em km/h, que uma moto da categoria supersport pode atingir. Ou seja, o velocímetro "só" vai até o antecessor de 300, o que seria correspondente a 186 mph (milhas por hora).
Isso foi instituído em um acordo de cavalheiros entre as fabricantes do veículo, que valeria a partir do ano 2000. Este ainda é um parâmetro adotado por muitas delas até hoje, mas já existem exceções, com modelos que ultrapassam essa marca. Já foi reportado que a moto Kawasaki Ninja H2R, comandada pelo piloto Kenan Sofuoglu, chegou a incríveis 400km/h.
Apesar de não haver comprovação sobre o porquê da limitação eletrônica no velocímetro das supersport, supõe-se que tenha sido pensada para evitar os acidentes em altíssimas velocidades. Outras teorias já dizem que isso pode ter sido estipulado para finalizar uma disputa entre as marcas que, após a Segunda Guerra Mundial, esperavam os lançamentos umas das outras pensando em terem unidades mais velozes, o que gerou impactos no mercado mundial dos veículos de duas rodas.
A numeração emblemática já é usada em diversos comércios que tem como objetivo transmitir o ar de esportividade, aventura e radicalismo das motos supersport. O 299 se faz presente em desde lojas de autopeças, até bares temáticos.
- Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas