Os amantes de tecnologia estão entusiasmados com o novo produto da Apple, o Vision Pro. O headset de realidade virtual da marca da maçã foi lançado apenas nos Estados Unidos e está dando um trabalhão, já que alguns usuários estão utilizando-o ao dirigir.
O Apple Vision Pro tem como proposta integrar o mundo real com o virtual. Apesar dos carros possuírem pacote de tecnologia, usar um aparelho que cobre seus olhos não é uma manobra recomendada quando se está no volante. O aparelho está à venda por US$ 3.499, aproximadamente R$ 17.350 quando convertido.
Pessoas são filmadas dirigindo com o Apple Vision Pro
Dante Lentini, de 21 anos, publicou um vídeo no X - conhecido anteriormente como Twitter- dirigindo seu Tesla Model Y Performance usando os óculos de realidade aumentada. Ao final do vídeo é possível observar um carro de polícia próximo ao seu veículo.
Think different. #applevisionpro pic.twitter.com/dEALUsntS8
— Dante (@lentinidante) February 2, 2024
Isso deu a entender que Lentini teria sido abordado pelos agentes de segurança. No entanto, para o portal Quartz, o autor do vídeo afirmou que tudo não passou de uma esquete e que ele “estava no lugar certo, na hora certa”.
De acordo com Lentini ele teria feito uma encenação e que utilizou o Apple Vision Pro por um minuto. Tempo suficiente para colocar outras pessoas em situação de risco.
Outro motorista que foi pego usando o aparelho também dirigia um Tesla, mas dessa vez o modelo Cybertruck. O vídeo viralizou tanto que chamou a atenção do Secretário do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, Pete Buttigieg.
Reminder—ALL advanced driver assistance systems available today require the human driver to be in control and fully engaged in the driving task at all times. pic.twitter.com/OpPy36mOgC
— Secretary Pete Buttigieg (@SecretaryPete) February 5, 2024
O secretário postou em seu perfil do X o vídeo da pessoa trafegando enquanto utilizava o Apple Vision Pro, Buttigieg lembrou que “todos os sistemas avançados de assistência ao condutor disponíveis hoje em dia exigem que o condutor humano esteja sempre no controle e totalmente envolvido na tarefa de condução”.
Apple previu uso indevido da tecnologia
O aparelho de realidade aumentada da marca apresenta um modo chamado de “pass-through”. Com ele ativado, o usuário do Apple Vision Pro enxerga o mundo real enquanto utiliza a tecnologia.
Mesmo assim, a marca instrui aos cidadãos que possuem a tecnologia que não os use enquanto “operam um veículo em movimento, bicicleta, maquinário pesado ou em qualquer outra situação que exija atenção à segurança”.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!