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Como assim?

Ferrari é flagrada em testes com Tesla Model S Plaid

Antes de desenvolver seu próprio modelo elétrico, Ferrari coleta informações de outras marcas para avançar no projeto

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Ferrari faz estudos com elétrico da Tesla antes de lançar seu primeiro EV em 2025
Ferrari faz estudos com elétrico da Tesla antes de lançar seu primeiro EV em 2025 Foto: Divulgação/ reprodução

O mercado de veículos elétricos cresce cada dia mais ao redor do mundo, e as montadoras não querem ficar para trás nesse tipo de tecnologia de propulsão. A Ferrari é uma das marcas que quer investir no segmento e já planeja o lançamento de seu primeiro EV para 2025. Ao que parece, e empresa italiana está desenvolvendo seu próprio desse gênero, já que foi flagrada testando um Tesla Model S Plaid em sua fábrica. 

Enquanto um youtuber visitava a sede da Ferrari em Maranello, na Itália, reparou que havia uma unidade do Model S Plaid estacionada e equipada com diversas aparelhagens de coleta de dados. A ocorrência de um carro da Tesla na fábrica italiana é no mínimo curiosa: supostamente, ele estaria passando por testes supervisionados por um engenheiro da Ferrari, para que as tecnologias do modelo sejam conhecidas e, talvez, aproveitadas de alguma maneira no futuro esportivo elétrico da marca.

Cabe destacar que o modelo da Tesla não será concorrente direto da futura Ferrari elétrica: a montadora busca apenas aprender com as tecnologias da marca de Elon Musk. Por enquanto, foram vistas imagens somente do carro "inteiro" sendo estudado, mas não é impossível que a italiana desmonte a estrutura para conhecer mais sobre componentes e equipamentos.

Como será o carro elétrico da Ferrari?

Ainda não existem informações técnicas sobre o carro elétrico da Ferrari, tampouco em relação a design ou equipamentos: a montadora disse que seria um “carro esportivo”. Mas, considerando-se que a marca sediada em Maranello só produz veículos desse gênero, tal informação não chega a surpreender.

Um pedido de patente feito pela montadora no ano passado indica que o carro elétrico terá uma espécie de ronco. A ideia é que um equipamento reproduza o som de um motor a combustão, o que, segundo a Ferrari, seria um adicional ao “prazer de dirigir”. Assim, um alto-falante deve ser colocado próximo ao eixo traseiro para cumprir essa função.