Depois de desativar pelo menos sete fábricas ao redor do mundo ao longo dos últimos anos, a Ford pode fechar mais uma unidade industrial. Dessa vez, a planta ameaçada é a de Saarlouis, na Alemanha, que fornece a gama Focus. A multinacional já anunciou que a produção desse modelo no local será encerrada no dia 30 de novembro de 2025 e que está à procura de um comprador para as instalações desde 2022.
De acordo com o site Carscoops, o sindicato IG Metall, que representa os empregados de Saarlouis, não apenas confirmou as informações como revelou que a Ford demitirá 3.500 dos 4.500 funcionários da fábrica alemã. Os desligamentos começarão a ocorrer justamente a partir de novembro de 2025, e os cerca de 1.000 trabalhadores remanescentes permanecerão na empresa somente até 2032.
Das fábricas que a Ford fechou nos últimos anos, quatro ficavam no Brasil: a primeira a ser desativada foi a de São Bernardo do Campo (SP), em 2019, e as demais, em Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE), sendo essa última operada pela Troller, fecharam as portas em 2021. Desde então, a empresa atua no país como importadora.
Fora do Brasil, a Ford fechou duas fábricas na Índia, nas cidades de Sanand e de Chennai, e na Romênia, na localidade de Craiova. No caso desses dois países e também do Brasil, a multinacional justificou a ação dizendo que deixaria de produzir mundialmente veículos compactos e acessíveis, como Ka e EcoSport, o que realmente aconteceu.
A situação em Saarlouis, na Alemanha, porém, é um pouco diferente. Ao menos por enquanto, trata-se da única fábrica da Ford na Europa que não recebeu investimentos para produzir carros elétricos, ao contrário do que ocorreu nas unidades de Colônia, também na Alemanha, e de Valência, na Espanha. A redução na demanda global por haches médios, justamente como o Focus, também parece pesar nessa decisão.
Ford fecha fábrica e Focus sai de linha
Lançado mundialmente em 1998, o Ford Focus chegou ao Brasil no ano 2000, com carrocerias hatch e sedan, ambas fabricadas em General Pacheco, na Argentina. No país vizinho, a gama saiu de linha em 2019, quando estava na terceira geração. Porém, o modelo permaneceu em produção na Alemanha, onde já alcançou a quarta linhagem.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!