UAI
OBITUÁRIO

Morre o ex-piloto Wilson Fittipaldi, aos 80 anos, em São Paulo

Wilsinho estava hospitalizado desde último mês de dezembro; sepultamento ocorrerá neste domingo (25)

Publicidade
O ex-piloto e empresaio do mundo automobilistico Wilson Fittipaldi Junior, mais conhecido como Wilsinho, em 2017
O ex-piloto e empresaio do mundo automobilistico Wilson Fittipaldi Junior, mais conhecido como Wilsinho, em 2017 Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press

Morreu nesta sexta-feira (23), em São Paulo (SP), por volta das 6h, o ex-automobilista Wilson Fittipaldi Júnior, mais conhecido como Wilsinho. Ele tinha 80 anos e estava hospitalizado desde o último mês de dezembro, quando sofreu um ataque cardíaco depois de um engasgo. O sepultamento ocorrerá neste domingo (25), no Cemitério da Paz, na capital paulista.

Filho de Wilson Fittipaldi, o "Barão", que era radialista especializado em narrar provas de automobilismo, Wilsinho nasceu em 25 de dezembro de 1943 e começou a se destacar como piloto de corridas em 1964, quando passou a disputar a Fórmula Vee, uma categoria nacional de automobilismo. Já em 1966, foi para a Europa participar da Fórmula 3 Inglesa.

Em 1972, chegou à Fórmula 1 pela equipe Brabham, onde permaneceu até 1973. Em 1975, voltou à categoria como piloto da escuderia Copersucar, fundada por ele e pelo irmão mais novo, Emerson, então já bicampeão. A partir do ano seguinte, passou à se dedicar integralmente às funções de dirigente da equipe.

 Wilson Fittipaldi a bordo de monoposto durante a apresentação da equipe Copersucar, em Brasília, em 1974
Wilson Fittipaldi durante a apresentação da equipe Copersucar em Brasília Foto: Alfredo Rizzuti/AE/1974

Em 1982, quando a Copersucar encerrou as atividades, Wilsinho passou a disputar corridas de Stock Car no Brasil, permanecendo na categoria durante cinco temporadas. Continuou atuando como piloto durante as décadas de 1980 e 1990, em diferentes provas. Em 2008, já com mais de 50 anos, participou do Campeonato Brasileiro de GT3, em mais uma parceria com o irmão Emerson.

Wilson Fittipaldi Júnior deixou a esposa, Rita Reis Fittipaldi, e o filho, Christian Fittipaldi, que seguiu os passos do pai e construiu carreira no automobilismo, chegando a integrar o quadro da Fórmula 1. O sobrinho Emmo Fittipaldi e os sobrinho-netos Pietro e Enzo Fittipaldi também se tornaram pilotos profissionais.

Homenagem a Wilson Fittipaldi

Neste sábado (24), a partir das 10h30, Wilson Fittipaldi receberá uma homenagem no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), durante a etapa Paulista de Automobilismo. O corpo do ex-piloto será levado para uma última volta no circuito em um caminhão do Corpo de Bombeiros. O evento será aberto ao público, que poderá assisti-lo da arquibancadas.