Todo modelo, até mesmo uma Volkswagen Amarok, que nunca fez muito sucesso no mercado, tem sua horda de admiradores. Para esses, Albert Kirzinger, chefe de design da divisão de veículos comerciais da Volkswagen, divulgou os esboços de como seria a segunda geração da caminhonete de porte médio.
Nos estudos de design da segunda geração da Amarok postados por Albert Kirzinger existem diferentes fases do projeto, de um simples esboço das proporções da caminhonete até algo mais próximo de uma versão de produção.
Um estudo inicial da Amarok 2 enfatiza as rodas enormes, emolduradas com alargadores de para-lamas e linha de ombro alta. Em contraste, a cabine (aparentemente dupla) é bem rebaixada. A caçamba é alongada e tem a tampa bipartida, que se abre para os lados, como a da Fiat Toro.
Estudo mais avançado da segunda geração da Amarok
Já no segundo projeto, mais maduro, as proporções da Volkswagen Amarok 2 estão bem mais próximas de um modelo de produção. Um dos destaques é o capô bem alto, com vincos bem marcados e com o nome do modelo em baixo relevo próximo à grade. As rodas são grandes, mas proporcionais, e os alargadores de para-lamas foram mantidos, agora com um formato mais comum.
O que chama a atenção é a altura levada em relação ao solo. A tampa do compartimento de carga mantém a abertura para os lados, com portas bipartidas. O para-choque traseiro sugere uma dupla saída de escapamento embutido. Já o santantônio tem visual esportivo, uma espécie de prolongamento da cabine.
O chefe de design da divisão de veículos comerciais da Volkswagen ainda publicou uma imagem do interior da Amarok 2 em que o painel parece não se projetar muito acima dos passageiros, com central multimídia e saídas de ar flutuantes. A caminhonete ainda teria quadro de instrumentos digital e um console central bem largo.
Entenda porque projeto não foi executado
Mas, porque a Volkswagen Amarok não ganhou essa segunda geração? É que, para conter custos, a Volkswagen fez um acordo com a Ford. Assim, nos mercados da Europa, Ásia, África e Oceania, a nova Amarok foi montada em cima de uma Ranger de nova geração. Já na América do Sul, os fãs da caminhonete média terão que se contentar com uma simples reestilização.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!