UAI
Fórmula 1

Novo Aston Martin Vantage é apresentado como safety car da Fórmula 1

Após críticas de pilotos da Fórmula 1, Aston Martin Vantage recebe atualização no desempenho para ser safety car no Grande Prêmio da Arábia Saudita

Publicidade
Aston Martin atualiza geração do Vantage utilizado como safety car na Fórmula 1
Aston Martin atualiza geração do Vantage utilizado como safety car na Fórmula 1 Foto: Aston Martin/Divulgação

A Aston Martin já havia apresentado o Vantage 2025 ao mundo recentemente. Agora, a montadora utilizará seu modelo como safety car na volta de apresentação do Grande Prêmio da Arábia Saudita da Fórmula 1 neste fim de semana.

O modelo já era o carro de segurança da F1 desde 2021, mas o novo Vantage apresentou uma melhora em seu desempenho quando comparado ao da geração anterior. O modelo da Aston Martin compartilha o papel de safety car com o Mercedes-AMG GT.

O Aston Martin Vantage da Fórmula 1 foi duramente criticado pelos pilotos. Max Verstappen disse que o modelo era “tão lento quanto uma tartaruga”, pois mal conseguia manter os pneus aquecidos durante as bandeiras amarelas.

Já Charles Leclerc, da Scuderia Ferrari, diz que era possível perceber o quanto o modelo estava escorregando nas curvas. Dessa forma, a montadora tratou de realizar mudanças no Vantage F1.

O que foi alterado no Aston Martin Vantage da Fórmula 1?

Dianteira do Aston Martin verde escuro plotado com adesivos de safety car em fundo verde e luz neon que remete a pista de corrida.
Após reclamação de pilotos da Fórmula 1, Aston Martin fica atenta à aerodinâmica do Vantage Foto: Aston Martin/Divulgação

O novo Vantage da Fórmula 1 teve um aumento de 155cv, gerando um total de 665cv de potência. Em seu torque, a nova geração do safety car teve um aumento de 11,7kgfm, reduzindo o tempo de 0 a 100km/h para apenas 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 325km/h – resta saber se tais números serão suficientes para agradar os pilotos da F1.

Os competidores da Fórmula 1 dizem que o Vantage da Aston Martin não tinha capacidade de manter a velocidade nas curvas. Querendo contornar isso, a montadora modificou o assoalho e colocou um novo divisor dianteiro estendido e perfilado. A asa traseira foi montada em uma posição diferente e até a barra de luz no teto foi refeita para melhorar a aerodinâmica.

A cabine do Aston Martin Vantage também foi alterada para a Fórmula 1. Os assentos foram trocados por bancos Recaro Pole Position, com cintos de competição. A montadora ainda ajustou o console central para acomodar diversos botões para os interruptores conectados aos sistemas obrigatórios da FIA.

Além dessas alterações, o Aston Martin Vantage safety car recebeu telas no lado do passageiro que mostram a posição na pista de todos os carros da competição, junto dos tempos de volta ao vivo e uma câmera de visão traseira.

Acompanhe o Vrum também no Youtube e Dailymotion!