A Aston Martin já havia apresentado o Vantage 2025 ao mundo recentemente. Agora, a montadora utilizará seu modelo como safety car na volta de apresentação do Grande Prêmio da Arábia Saudita da Fórmula 1 neste fim de semana.
O modelo já era o carro de segurança da F1 desde 2021, mas o novo Vantage apresentou uma melhora em seu desempenho quando comparado ao da geração anterior. O modelo da Aston Martin compartilha o papel de safety car com o Mercedes-AMG GT.
O Aston Martin Vantage da Fórmula 1 foi duramente criticado pelos pilotos. Max Verstappen disse que o modelo era “tão lento quanto uma tartaruga”, pois mal conseguia manter os pneus aquecidos durante as bandeiras amarelas.
Já Charles Leclerc, da Scuderia Ferrari, diz que era possível perceber o quanto o modelo estava escorregando nas curvas. Dessa forma, a montadora tratou de realizar mudanças no Vantage F1.
O que foi alterado no Aston Martin Vantage da Fórmula 1?
O novo Vantage da Fórmula 1 teve um aumento de 155cv, gerando um total de 665cv de potência. Em seu torque, a nova geração do safety car teve um aumento de 11,7kgfm, reduzindo o tempo de 0 a 100km/h para apenas 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 325km/h – resta saber se tais números serão suficientes para agradar os pilotos da F1.
Os competidores da Fórmula 1 dizem que o Vantage da Aston Martin não tinha capacidade de manter a velocidade nas curvas. Querendo contornar isso, a montadora modificou o assoalho e colocou um novo divisor dianteiro estendido e perfilado. A asa traseira foi montada em uma posição diferente e até a barra de luz no teto foi refeita para melhorar a aerodinâmica.
A cabine do Aston Martin Vantage também foi alterada para a Fórmula 1. Os assentos foram trocados por bancos Recaro Pole Position, com cintos de competição. A montadora ainda ajustou o console central para acomodar diversos botões para os interruptores conectados aos sistemas obrigatórios da FIA.
Além dessas alterações, o Aston Martin Vantage safety car recebeu telas no lado do passageiro que mostram a posição na pista de todos os carros da competição, junto dos tempos de volta ao vivo e uma câmera de visão traseira.
Acompanhe o Vrum também no Youtube e Dailymotion!