UAI
Se deu mal!

Homem tenta roubar táxi autônomo e é preso nos Estados Unidos

Uma pessoa de 33 anos entrou no Jaguar I-Pace utilizado com táxi autônomo da Waymo e tentou conduzir o veículo, mas sem sucesso; a polícia foi acionada após funcionário da empresa pedir para homem sair do carro

Publicidade
Carros autônomos da Google são investigados após diversos incidentes
Carros autônomos da Google são investigados após diversos incidentes Foto: Waymo/Divulgação

Em Los Angeles, nos Estados Unidos, um homem foi preso ao tentar roubar um táxi autônomo (que dispensam a presença de humanos para conduzi-lo). O sujeito sentou no banco do motorista de um dos veículos da empresa Waymo e tentou dirigi-lo, mas sem sucesso.

A Waymo é uma das poucas empresas autorizadas a operar o serviço de táxis sem motoristas em Los Angeles. No entanto, casos recentes de acidentes com os carros da startup não estão agradando os moradores - em fevereiro, um dos veículos foi incendiado em protesto.

O aplicativo da empresa de táxis funciona como outros aplicativos de carona: u usuário disponibiliza o endereço onde deseja ir, e a tecnologia define o preço da corrida e envia um carro. No entanto, por serem autônomos, os veículos da Waymo ficam travados até o passageiro tocar no botão “Destravar” dentro do aplicativo.

Como foi a tentativa de roubo do táxi autônomo?

Dois táxis autônomos na cor branca em frente a galpão.
Funcionário da empresa de táxi autônomo relatou o roubo para polícia Foto: Waymo/Divulgação

Após um dos táxis autônomos ter deixado um passageiro no centro de Los Angeles, um homem de 33 anos sentou-se no banco de motoristas e tentou dirigir o Jaguar I-Pace da empresa. Claro que nada saiu como esperado.

Após algum tempo, um funcionário da Waymo, por meio do sistema de comunicação online do táxi, pediu para que o “novo motorista” saísse do veículo. A Polícia de Los Angeles foi acionada após o homem se recusar a sair do Jaguar e levou o criminoso sob custódia.

Táxis autônomos da Waymo está causando revolta

Em fevereiro, um dos táxis autônomos que rodava por Chinatown, em São Francisco, também nos Estados Unidos, foi cercado por uma multidão logo após deixar um passageiro em seu destino. Algumas pessoas quebraram as janelas do veículo e jogaram um fogo de artifício em seu interior, o que teria resultado no incêndio do carro.

Também em São Francisco, outro dos modelos autônomos da Waymo colidiu com um ciclista no começo de fevereiro. De acordo com a empresa, o táxi estava parado esperando um caminhão passar pelo cruzamento, quando entrou em movimento.

No mesmo momento, o veículo percebeu que o condutor da bicicleta estava no ponto cego e acionou os freios, mas já era tarde para evitar a colisão - que não foi grave, deixando apenas arranhões no acidentado.