Ayrton Senna, considerado um dos maiores pilotos de Fórmula 1 da história, faria 64 anos nesta quinta-feira (21). O tricampeão foi criado na região da Serra da Cantareira, na Zona Norte de São Paulo: por lá, pegou o gosto por carros desde cedo. A paixão era tamanha que ele formou uma coleção de automóveis ao longo de sua vida.
Senna demonstrou sua paixão desde cedo, ainda criança: o então futuro piloto dirigia o carro da família, de acordo com os parentes, em curtas distâncias. Por ser muito pequeno, o jovem se sentava na ponta do banco do motorista e esticava bem as pernas para alcançar os pedais.
O primeiro carro da coleção de Senna foi adquirido ainda na infância: o pequeno modelo era equipado com buzina e uma inscrição no para-choques que dizia “Carona, só de saia justa”. Aos quatro anos, Senna ganhou o primeiro kart, feito pelo pai, aumentando o acervo.
Para comemorar a data do aniversário de Ayrton Senna, separamos 5 carros que o piloto teve em sua coleção:
Ford Corcel II
O modelo chegou ao Brasil em 1968, com motor 1.3, na configuração sedan. Pouco depois, vieram o cupê e a perua Belina. Em 1978, o Corcel II, de segunda geração, chega ao mercado com motor 1.4 de 72cv de potência e velocidade máxima de 150km/h.
O veículo foi o primeiro carro “para adulto” na coleção de Ayrton Senna. Nele, o futuro piloto, então com 18 anos, levava seu irmão para o Colégio Rio Branco, na capital paulista. O modelo que pertenceu a Senna era todo preparado: o piloto chegou até a rebaixar a suspensão do carro.
Ford Escort XR3
Quando Senna já ganhava prêmios em corridas nas categorias de base do automobilismo, a Ford chamou o futuro tricampeão mundial para lançar o Escort XR3 no Brasil. Como agradecimento, a marca deu, em comodato, um exemplar do modelo para ele.
Ao todo, Ayrton Senna teve três exemplares do Escort XR3, todos cedidos pela marca. O piloto recebeu um conversível vermelho, além dois com carroceria convencional: um preto e um prata, no qual foi flagrado entrando ao sair de seu escritório na Zona Norte de São Paulo, gerando a icônica foto acima.
Porsche 911 Carrera Cabriolet
Como colecionador de carros, Ayrton Senna teve ainda o clássico Porsche 911 Carrera Cabriolet. O modelo não era usado no Brasil: o piloto o dirigia quando passava temporadas em Portugal.
Nas terras portuguesas, Senna possuía um grande amigo: Antonio Carlas Braga, que guardava o modelo da marca alemã em sua garagem. O veículo, ano-modelo 1987, era equipado com motor de 3.2 e rendia até 214cv e 27kgfm. O exemplar da coleção se tornou ainda mais especial quando o tricampeão mundial autografou o banco traseiro.
Honda NSX Type R
Senna teve em seu acervo um Honda NSX Type R ano-modelo 1991/1992. Ele também participou do desenvolvimento da primeira geração do modelo, lançada em 1990 pela montadora japonesa.
O esportivo chegou às mãos do piloto por meio da parceria que McLaren e Honda mantinham na Fórmula 1. Sob o capô, o veículo entregava 247cv. Senna ficou pouco tempo com o carro em sua coleção, pois a parceria entre as montadoras acabou em 1992, e o piloto teve de devolvê-lo.
Audi S4 Plus Avant
O competidor da Fórmula 1 tinha em sua coleção a perua Audi S4 Avant, ano-modelo 1993. A conexão de Senna com a montadora vai muito além de um modelo: o piloto inaugurou uma importadora e foi responsável por trazer a marca ao país.
O carro era equipado com motor V8 4.2 de 280cv e com câmbio manual de seis velocidades. A perua tinha tração nas quatro rodas e podia ir de 0 a 100km/h em apenas 6,6 segundos.
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