A Citroën apresentou na manhã de hoje o seu novo modelo, o SUV Basalt. Apesar de ser novidade, o nome do veículo não é tão novo assim, já que em 1978 a marca francesa apresentava para o mercado de seu país natal uma série limitada para o modelo GS, chamada de Basalte.
A versão foi uma das primeiras séries limitadas a aparecer no mercado europeu, com a marca francesa sendo uma das precursoras. Em 1976, foi lançado o 2CV Spot, o Dyane Caban, em 1977, e no ano seguinte foi a vez do Basalte.
Foram produzidas apenas 1.800 unidades e, posteriormente, a série especial da Citroën foi vendida em outros mercados europeus, como Bélgica e Alemanha, totalizando 5 mil exemplares do modelo na versão Basalte.
Citroën GS Basalte foi pensado no mercado americano
A Citroën comercializava seus veículos nos Estados Unidos na década de 1970, e chegou a ganhar o título de “Carro do Ano” no país americano com o modelo SM, em 1972. Apesar disso, a fama da montadora não durou muito e deixou de vender seus produtos em solo estadunidense.
Antes da saída, a francesa havia pensado em vender seu modelo GS em versão americana, que logo foi rejeitada pelos padrões do país. Para não jogar fora o projeto, a Citroën pensou em vender no seu país de origem como edição especial, e assim surgiu o GS Basalte.
A série especial se diferencia pelo design, já que traz carroceria preta com listras vermelhas nas laterais, além do adesivo Basalte no capô. As calotas eram de aço inoxidável, que o modelo pegou emprestado do Pallas, e oferecia também faróis de neblina sob o para-choque, com lavadores e limpadores, para-brisas laminados e teto solar de acionamento manual.
Em seu interior, a série especial Citroën GS Basalte tinha revestimento de tecido com padrão Houndstooth em vermelho vivo e tons de preto, vidros escurecidos e um rádio com toca-fitas.
Conjunto mecânico do Citroën GS Basalte
O Citroën GS Basalte era equipado com motor de 1.220cm³, que gerava 58,8cv de potência e 8,9kgfm de torque. Adicionado ao propulsor estava uma caixa de transmissão de quatro velocidades. Na época, a edição especial foi vendida por 29.700 francos.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas