Lembra-se do Renault Captur? O SUV permaneceu à venda no Brasil por apenas 6 anos, entre 2017 e 2023, e, durante esse período, nunca conseguiu despontar no mercado. Porém, o modelo segue vivo na Europa, onde tem uma aceitação bem melhor. Tanto que, por lá, ele acaba de receber uma discreta atualização, que alterou, em especial, o design da dianteira.
O Captur ganhou grade e faróis mais retilíneos, seguindo a atual linguagem de design da Renault. O para-choque também exibe traços mais marcados, com cantos vivos, em especial nos nichos que abrigam as luzes diurnas de LEDs. Há ainda o novo emblema do fabricante, com efeito tridimensional.
Na traseira, as lanternas mantiveram o mesmo formato, mas com novos elementos luminosos em LED. As atualizações incluíram também o interior: agora, toda a gama vem equipada com quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e com central multimídia com tela de 10,4 polegadas e integração com a plataforma Google.
Sob o capô, o Renault Captur europeu traz um motor 1.0 turbo de três cilindros, que pode ser associado a um sistema híbrido-leve: dependendo da configuração, a potência varia de 138cv a 158cv. Há ainda uma versão híbrida convencional, que, no caso, é 1.6, resultando em uma potência combinada de 143cv.
Vale lembrar que o Renault Captur está na segunda geração na Europa: o lançamento dessa linhagem data de 2019 e, desde então, o visual não havia sido atualizado. Por lá, o modelo soma boas vendas e até serviu de base para o Mitsubishi ASX local, que é, literalmente, um clone. Para quem não sabe, as marcas francesa e japonesa integram, junto com a Nissan, uma aliança global.
Renault Captur europeu é diferente do nacional
As duas gerações do Renault Captur europeu herdaram a plataforma do Clio, que também segue vivo por lá. Por sua vez, o similar nacional tinha arquitetura distinta, já que utilizava a base do Duster, que é maior, porém mais simples. A proximidade entre esses dois modelos, em porte, preço e equipamentos, aliás, foi um dos fatores que colaboraram para a baixa aceiração do SUV no mercado brasileiro.
Essa solução também foi adotada na Rússia, que também produzia o modelo. Por lá, ele se chamava Kaptur (assim mesmo, com K) e saiu de linha em 2021, após o país invadir a Ucrânia, o que fez a Renault repassar a fábrica local para o governo. Aliás, foi exatamente por isso que essa variação deixou se ser fabricada também no Brasil: algumas peças estruturais eram importadas de lá para cá.
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