Quando se pensa em Ferrari, uma das primeiras coisas que se pensa, além do status, é a velocidade. No entanto, esse não é o caso de um modelo que foi a leilão, já que a F12tdf tem velocidade máxima de apenas 24km/h, sendo a mais lenta do mundo.
A versão de protótipo da Ferrari já teve nove lances e o mais recente chegou a US$ 450 mil – aproximadamente R$ 2.2 milhões em conversão direta. O leilão, que ocorre na plataforma Bring a Trailer, se encerra em 12 de abril e, até lá, o modelo pode sair por um valor ainda maior.
Ferrari mais lenta de todas tem velocidade limitada por sistema
O modelo é baseado em uma Ferrari F12 Berlinetta 2014 e foi usado como protótipo de desenvolvimento para a variante focada em pista, o modelo F12tdf. Após ser usado para teste, o carro foi modificado para ter apenas 24km/h de velocidade máxima. Confira o modelo sendo conduzido:
O protótipo à venda foi importado para os Estados Unidos como veículo de exibição antes de ser comprado pela pessoa que o está vendendo. Apesar de ter sua velocidade limitada, a Ferrari mais lenta do mundo continua sendo equipada com o V12 de 6.3 litros, que é instalado nos modelos para comercialização.
Sendo assim, é bem possível realizar a engenharia reversa e fazer com que o protótipo sendo vendido em leilão volte a sua potência original. Mesmo que o novo proprietário da F12tdf não possa registrá-lo para uso rodoviário – o carro só pode ser usado em pista ou como carro de exibição –, há até um aviso no motor falando que o veículo não é legal para as ruas.
Ferrari mais lenta do mundo tem pintura especial
O protótipo tem esquema de cores preto sobre preto e pintura branca da Pirelli, que também fornece seus pneus P Zero na medida 275/35 na dianteira e 315/35, na traseira, em rodas de liga leve de 20 polegadas. Além disso, as pinças de freio são pintadas de preto sobre rotores de carbono-cerâmica perfurados.
A Ferrari mais lenta do mundo tem bancos revestidos em couro Nero com bordado Cavallino nos encostos de cabeça. O material se estende ao painel e console central, que também trazem acabamento em fibra de carbono.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!