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Anos 1970

Fórmula 1: entenda porque alguns carros da categoria usavam seis rodas

Tyrrell P34 foi pioneira ao adotar a configuração de seis rodas. Confira porque a equipe de Fórmula 1 apostou nessa curiosa solução

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Solução reduzia arrasto aerodinâmico e aumentava a aderência dos pneus
Solução reduzia arrasto aerodinâmico e aumentava a aderência dos pneus Foto: Sotheby's/Reprodução

Os carros de corrida evoluíram muito ao longo dos anos, sendo que, fora de seu contexto histórico, alguns chegam a causar estranhamento. Sem dúvida esse é o caso dos carros de Fórmula 1 equipados com seis rodas. A boa notícia para quem quer estacionar uma curiosidade dessa na garagem é que uma Tyrrell P34 1977 será leiloado pela Sotheby's em maio.

Tyrrell P34 1977 de Fórmula 1 será leiloado pela Sotheby's.
Modelo P34 foi usado nas temporadas de 1976 e 1977 Foto: Sotheby's/Reprodução

De acordo com o site Silodrome, a ideia do carro de Fórmula 1 de seis rodas nasceu em 1975 na própria Tyrrell, tendo chocado a imprensa especializada. A configuração das seis rodas era de dois pares pequenos na dianteira e um par convencional na traseira. A ideia foi relativamente bem sucedida. Na temporada de 1976 da Fórmula 1 - com os pilotos Jody Scheckter e Patrick Depailler - os Tyrrell P34 conseguiram garfar 14 lugares no pódio e uma vitória no Grande Prêmio da Suécia.

Tyrrell P34 1977 de Fórmula 1 será leiloado pela Sotheby's.
Ideia do carro de Fórmula 1 de seis rodas foi apresentada em 1975 Foto: Sotheby's/Reprodução

Qual foi a jogada do carro de Fórmula 1 de seis rodas?

A ideia do carro de Fórmula 1 de seis rodas foi do designer-chefe da Tyrrell Derek Gardner, com o intuito de aumentar a aderência dos pneus e reduzir o arrasto aerodinâmico. Com a adoção de dois conjuntos de rodas menores (de 10 polegadas) na frente do carro foi possível melhorar a frenagem e aumentar a aderência, já que foi criada uma área de contato total maior do pneu.

Tyrrell P34 1977 de Fórmula 1 será leiloado pela Sotheby's.
Os estranhos pares de rodas dianteiras Foto: Sotheby's/Reprodução

O regulamento da Fórmula 1 limitava apenas o tamanho da asa dianteira, que deveria ser menor que as rodas dianteiras. Essa configuração aumentava o arrasto frontal e a turbulência na asa dianteira. Perceba que, se optasse apenas por um par de rodas pequenas na dianteira, ele resolverias as questões aerodinâmicas, mas perderia aderência, motivo pelo qual os dois pares de rodas menores foram adotados.

Sobre essa jogada de mestre, Colin Chapman, dono da Tyrrell, declarou: “as regras são para a obediência de tolos e interpretações para os homens inteligentes”. 

Tyrrell P34 1977 de Fórmula 1 será leiloado pela Sotheby's.
Pelo regulamento, asa dianteira teria que ser menor que as rodas dianteiras Foto: Sotheby's/Reprodução

Veículo será leiloado a partir de 450 mil euros

À época, outras equipes de Fórmula 1 fizeram suas próprias versões do carro de seis rodas. No entanto, já na temporada de 1978 a Tyrrell voltou ao carro tradicional de quatro rodas. Mais tarde, o regulamento da competição definiu que os carros deveriam, necessariamente, ter quatro rodas.

Tyrrell P34 1977 de Fórmula 1 será leiloado pela Sotheby's.
Habitáculo da Tyrrell P34 Foto: Sotheby's/Reprodução

O veículo que será leiloado pela Sotheby's foi construído a partir de um chassi original Tyrrell P34 (de número 8), com motor V8, mas só foi concluído no início dos anos 2000. Mesmo assim, esse carro de Fórmula 1 de seis rodas já participou de corridas clássicas, como uma vitória na corrida Monterey Historics.

Tyrrell P34 1977 de Fórmula 1 será leiloado pela Sotheby's.
Modelo utiliza um motor V8 Foto: Sotheby's/Reprodução

O veículo será vendido pela Sotheby's na coleção de Jody Scheckter, a partir de 450 mil euros.

Tyrrell P34 1977 de Fórmula 1 será leiloado pela Sotheby's.
Asa traseira recebia menos turbulência Foto: Sotheby's/Reprodução