Novas informações revelam mais detalhes sobre a inédita caminhonete da BYD, que está cotada para ser produzida no complexo industrial de Camaçari (BA) a partir de 2025. Vale lembrar que o projeto ainda não foi revelado: o lançamento global ocorrerá em meados deste ano.
As informações já disponíveis confirmam que a nova caminhonete da BYD terá porte semelhante ao de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Confira as dimensões da picape:
- Comprimento: 5,457m
- Largura: 1,971m
- Entre-eixos: 3,260m
A caminhonete utiliza uma nova plataforma que a BYD chama de DMO, voltada especificamente para veículos off-road. Essa base, que utiliza chassi, como é tradicional em picape maiores, traz uma arquitetura de suspensões independentes nas quatro rodas, com conjuntos de braços duplos nos dois eixos.
Quanto ao conjunto de propulsão, a picape utiliza um sistema híbrido do tipo plug-in (PHEV), aquele que permite a recarga das baterias diretamente na rede elétrica, como nos veículos 100% elétricos. O conjunto de motores engloba uma unidade 1.5 turbo a gasolina, de 139cv, a outras duas unidades elétricas. Somados, os três propulsores entregam uma potência combinada de 480cv.
O conjunto de transmissão inclui tração nas quatro rodas, mas por sistema elétrico. A caminhonete da BYD terá, inclusive, a função Vehicle to Load (VTOL), que faz com que a bateria se transforme em uma fonte de energia, de moto a permitir que os usuários desfrutem de atividades ao ar livre, como utilizar uma churrasqueira elétrica ou uma cafeteira.
Outro equipamento já confirmado é um conjunto de câmeras em 540 graus: são 360 graus, ao redor de todo o veículo, e 180 graus na parte inferior do chassi. Nesse caso, trata-se de um recurso para auxiliar o motorista em percursos off-road.
BYD entra em ofensiva de caminhonetes híbridas
A BYD não é a única fabricante que lançará uma caminhonete média de propulsão híbrida. A também chinesa Great Wall Motors deverá lançar o modelo Poer no ano que vem, com tecnologia semelhante e produção nacional, mais precisamente em Iracemápolis (SP). Por sua vez, a Toyota terá uma opção do gênero para a Hilux, só que, nesse caso, o motor a combustão será movido a diesel.
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