UAI
Carro artístico

Peugeot 208 conversível nunca lançado vira peça de museu na França

Projeto de modelo com teto retrátil chegou a ser pensado cinco anos antes do lançamento do modelo original e foi deixado de lado por conta do custo de produção

Publicidade
Protótipo que nunca chegou ao mercado está sendo exibido em museu na França
Protótipo que nunca chegou ao mercado está sendo exibido em museu na França Foto: Peugeot/Divulgação

A Peugeot lançou o 208 em 2012, mas cinco anos antes – em 2007 – a montadora pensava em lançar seu modelo em versão conversível. Após anos de especulações, o protótipo finalmente chega ao público, mas como peça do Musée De L’Aventure Peugeot, museu localizado na França.

O projeto, chamado de ‘A97’, ficou em sigilo por anos e nunca teve sua produção aprovada, já que a PSA (Peugeot/Citroën) optou pelo DS3 Cabrio, que compartilhava a plataforma do 208.

Como seria o Peugeot 208 conversível

Interior do Peugeot 208 conersível em vermelho com alguns detalhes preto, o material que reveste a parte de dentro do carro é em couro
Modelo que virou peça de museu tem teto de lona vermelho para combinar com interior Foto: Peugeot/Divulgação

O modelo que virou acervo de museu tem diferenças em relação aos antecessores 206 CC e 207 CC. O 208 conversível tinha capota de lona para aumentar o espaço e diminuir custo e peso, enquanto seus irmãos eram equipados com capota rígida retrátil.

O protótipo tem seus bancos, volante e uma faixa no console em couro vermelho. A lona do teto conversível vinha na mesma cor para combinar com os detalhes e seu banco traseiro proporcionava maior espaço para os passageiros, trazendo proporções mais equilibradas.

O Peugeot 208 que virou peça de museu compartilharia componentes com o hatch duas portas, reduzindo assim os custos de produção. O protótipo Cabriolet apresentava diferenças para as outras versões em sua parte traseira, com tampa do porta malas e para-choque exclusivos.

Peugeot 208 conversível prata visto pela lateral traseira em chão preto com branco, ao fundo é possível ver um quadriciclo, paredes brancas e algumas janelas de vidro
Montadora francesa preferiu não seguir com projeto por causa dos custos de produção Foto: Peugeot/Divulgação

O modelo sem teto teve seu projeto arquivado em 2011 por conta de uma reestruturação e racionalização feita pelo Grupo PSA. O 208 conversível foi substituído pelo DS3 Cabrio, que tinha teto de lona e mantinha as colunas e janelas da versão convencional. Além disso, o investimento para o substituto era de 50 milhões de euros - enquanto o do protótipo em museu chegava a custar quatro vezes mais - e tinha valor de venda maior.

Peugeot já teve outro modelo em museu

Em 2022, a Peugeot colocou seu modelo 408 Fastback em exposição no museu Louvre-Lens, na França. O veículo fazia parte da obra “A Esfera”, idealizada pela agência Open e construída por artistas, engenheiros e técnicos do estúdio parisiense Superbien.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!