Já pensou se uma nova lei determinasse a proibição do uso de carros particulares aos fins de semana, permitindo que motoristas dirijam somente de segunda a sexta? Pois o Ministro dos Transportes da Alemanha, Volker Wissing, trouxe essa ideia à tona em uma carta dirigida a líderes de grupos parlamentares.
No documento, Wissing relata que, se a Alemanha não cumprir com os objetivos climáticos estabelecidos por lei, medidas drásticas, restritivas e, claro, impopulares entre os motoristas, precisarão ser tomadas. O texto cita a proibição do uso de veículos em todo o país, aos sábados e domingos, como uma dessas hipotéticas ações de contenção.
Nesse ponto, cabe esclarecer que a carta em questão não é um Projeto de Lei, nem mesmo uma proposta para que a tal proibição ocorra. O texto do Ministro dos Transportes tem o objetivo de alertar o setor de transportes, que tem descumprido as metas ambientais do país. A lei alemã estabelece uma redução de 65% nas emissões de gases poluentes entre os anos de 1990 e 2030.
Proibição ao uso de carros não está em pauta, mas outras medidas, sim
Esses objetivos severos, inclusive, estão causando muitas discussões entre os parlamentares alemães. De um lado, políticos que defendem pautas ambientais cobram o cumprimento da legislação; de outro, há uma ala que defende metas mais permissivas para setores como os de transportes e indústria.
Diante da repercussão à citada proibição ao uso de carros aos finais de semana, alguns políticos locais aproveitaram para desmentir essa restrição, classificando-a como "alarmismo" e "rumor infundado". Porém, enquanto tal medida não passa de uma elucubração, algumas propostas concretas para reduzir os gases poluentes emitidos pelo setor de transportes estão em debate na Alemanha.
Uma delas é a de estabelecer limites de velocidade em todas as autoestradas do país, já que, em parte delas, não há qualquer tipo de restrição. Isso porque, quando andam em maior velocidade, os veículos aceleram mais, o que, consequentemente, eleva os índices de emissões.
Aceitação dos carros elétricos complica cenário
A eletrificação da frota é vista como medida fundamental para reduzir os níveis de emissões de poluentes provenientes do setor de transportes. Porém, os consumidores europeus têm rejeitado esses veículos, o que complica ainda mais o cenário. Pelo visto, os parlamentares alemães ainda terão muitas discussões sobre pautas ambientais nos próximos meses.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!