Quem acompanha o VRUM já sabe que os carros elétricos estão com as vendas estagnadas nos Estados Unidos e na Europa. Entre os motivos que têm feito os consumidores rejeitarem esses modelos, estão o elevado preço de aquisição e a incipiente infraestrutura de recarga das baterias. E, agora, consequentemente, os portos estão ficando cheios de veículos que não foram comercializados, em especial de fabricantes chineses.
De acordo com o jornal Financial Times, essa situação está acontecendo em todos os portos europeus utilizados para a importação de automóveis. Porém, nos terminais de carga belgas de Bruges e de Antuérpia, em especial, a falta de espaço se tornou particularmente crítica. Relatos indicam que alguns fabricantes chineses só retiram os carros elétricos das docas após a venda para o consumidor final.
Determinados portos só estão recebendo novos lotes mediante a apresentação de documentação que comprove a destinação futura dos veículos. Para tentar amenizar o problema, empresas de logística têm alugado espaços vizinhos aos terminais de carga para estacionar os carros elétricos "encalhados". Algumas unidades já estariam estocadas nesses locais há pelo menos 36 meses.
Para piorar ainda mais a situação, há empresas enfrentando dificuldades até para contratar cegonheiros, fundamentais para escoar os estoques. Isso, porque as transportadoras dão preferência aos fabricantes com maiores números de vendas. Desse modo, marcas menores precisam formar um grande volume de veículos para conseguir retirá-los dos portos.
Apesar da predominância dos chineses entre os carros elétricos encalhados nos portos, também há modelos produzidos por empresas ocidentais nessa situação. Isso porque praticamente todo o setor automobilístico apostou em um rápido crescimento na demanda por veículos verdes nos países europeus. Inicialmente, tais previsões até se concretizaram, mas as vendas esfriaram a partir do ano passado.
Carros elétricos estão em encruzilhada na Europa
Como se já não bastassem todos os problemas, as perspetivas não indicam quaisquer sinais de melhora. O mercado de automóveis zero-quilômetro está em queda na Europa, devido à crise enfrentada por vários países do continente. Além disso, muitos dos governos locais retiraram os incentivos fiscais que eram concedidos aos carros elétricos, o que, naturalmente, provocou uma alta nos preços desses modelos.
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