O piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, sempre foi um colecionador de carros. Um dos seus modelos mais famosos foi o Honda NSX, que, além das icônicas fotos dele lavando o veículo, o tricampeão mundial da categoria ajudou a desenvolver. Agora, um dos três exemplares que pertenceu à lenda do automobilismo está à venda.
O piloto recebeu o carro em 1991 e o utilizava em suas estadias em Portugal. No ano seguinte, o Honda NSX fez uma ponta no filme “Racing is in my Blood”, que mostra Senna fora das pistas. O modelo é o mesmo que foi pilotado por Giancarlo Minardi no Circuito de Ímola, em 2019, quando a trágica morte de Senna completou 25 anos.
Ayrton Senna ajudou a desenvolver Honda NSX
O carro à venda foi a primeira tentativa da montadora japonesa de fazer um supercarro para rivalizar com a Ferrari. O Honda NSX que era de Ayrton Senna é equipado com motor central 3.0 V6 aspirado, que entrega 274cv de potência e 28,85kgfm de torque.
O Honda NSX tem caixa de câmbio manual e pode atingir 100km/h em 5,8 segundos. Sua velocidade máxima é de 265km/h e seu desempenho tem dedo do piloto tricampeão mundial, que deu sugestões sobre os ajustes do esportivo para a Honda.
Ayrton Senna correu para a equipe McLaren Honda entre 1988 e 1993. Em 1989, o piloto esteve no Japão para testar alguns modelos e, durante sua estadia, a marca nipônica pediu para que o piloto testasse o protótipo do Honda NSX na pista de Fórmula 1 em Suzuka. Quando o brasileiro experimentou o carro, seu primeiro comentário foi dizer que o veículo seria frágil. Diante disso, a Honda realizou alterações na tração e na rigidez do chassi.
Honda NSX de Ayrton Senna está com baixa quilometragem
O modelo é propriedade de Robert McFagan, que o adquiriu em 2013, após uma viagem ao Algarve, em Portugal. O dono do Honda NSX que pertenceu a Ayrton Senna o levou para East Sussex, no Reino Unido, após a viagem para o país lusófono.
Por ser muito fã do piloto, o atual proprietário do modelo diz que ficou “encantado quando consegui colocar as mãos no Honda NSX, que foi feito com perfeição, além de ser uma máquina elegante e poderosa para proporcionar experiência incrível na estrada”.
Os dois proprietários andaram apenas, aproximadamente, 63 mil quilômetros. À venda no Auto Trader UK, o modelo tem preço inicial de 500 mil libras esterlinas – em torno de R$ 3,2 milhões, em conversão direta – e estará disponível para visitação na Exposição Senna, que vai de 23 a 25 de agosto. Após o período, o Honda NSX será entregue a seu novo proprietário.
- Acompanhe o Vrum também no YouTube e Dailymotion!