Pensando nos países em que o calor é extremo, a Hyundai está desenvolvendo uma tecnologia para ser aplicada nos vidros dos veículos e que ajudará a reduzir a temperatura no interior de seus modelos. O produto foi chamado de Nano Cooling Film e funciona como um insulfilm capaz de reduzir o aquecimento da cabine em até 22 graus, quando comparado a modelos sem qualquer tipo de película.
A montadora realizou a primeira aplicação da tecnologia e lançou uma campanha, a “Made Cooler by Hyundai”, para instalar a película gratuitamente em 70 veículos na cidade de Lahore, no Paquistão. A escolha do país não foi à toa, já que as temperaturas diárias no verão do território asiático podem chegar até 50 graus.
Como funciona a película refrigeradora da Hyundai?
O produto da montadora sul-coreana incorpora uma nanoestrutura com características de transferência de calor. Sua eficácia é maior em climas quentes e secos, já que seu efeito de resfriamento funciona melhor em temperaturas exteriores elevadas.
O Nano Cooling Film funciona melhor que outras películas convencionais em sua capacidade de bloquear o mormaço e mantém a transparência dos vidros – pensado para países em que é proibido para-brisa e janelas escuras. Ainda assim, é possível aplicar outro tipo de película0 por cima da tecnologia refrigeradora da Hyundai.
Ao contrário de películas escuras que podem bloquear a visão noturna e liberam calor absorvido do veículo, o Nano Cooling Film refrigerador da marca bloqueia a energia térmica externa e emite calor radiante interno para o exterior.
A película é composta por três camadas, sendo a mais externa para irradiar calor em ondas infravermelhas médias do interior do veículo para fora. Já as outras duas refletem o calor vindo do lado de fora, reduzindo a temperatura no interior do veículo.
Hyundai fez estudo da eficácia da película
A película refrigeradora da Hyundai reduz a temperatura próximo à cabeça do condutor em até 11 graus, em comparação com películas coloridas convencionais, e em até 12,3 graus no mesmo veículo sem qualquer tipo de Insulfilm.
Além disso, a tecnologia da sul-coreana fez com que a temperatura da superfície de dentro do carro fosse reduzida em 15,3 graus em comparação com o mesmo modelo que tem película convencional. A redução aumenta para 22 graus quando comparada com o mesmo veículo sem Insulfilm.
- Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!