Ao longo dos últimos anos, o Arkana esteve no radar da subsidiária brasileira da Renault em diferentes oportunidades. Porém, em 2023, a empresa finalmente chegou a uma decisão: no caso, a de cancelar a vinda do veículo ao país. Em outros mercados, porém, a situação é diferente. Na Argentina, por exemplo, a marca francesa confirmou o lançamento do modelo ainda em 2024.
No entanto, o Arkana não deverá ser fabricado na Argentina: a Renault não informou qual será a origem do modelo, mas provavelmente o importará da Coreia do Sul, única localidade que o produz atualmente. Desse modo, o objetivo não parece ser o de alcançar grandes volumes de vendas, e sim o de oferecer um automóvel mais sofisticado, que ocupará a lacuna entre o Kardian e o Megane E-Tech.
De acordo com o site Motor1 Argentina, outro objetivo da Renault com o Arkana será o de substituir o Fluence, que não deixou sucessor direto. Esse modelo, sim foi produzido no país vizinho e importado para o Brasil, mas está fora de linha desde 2019. De qualquer modo, trata-se de mais um sedan que dá lugar a um SUV no mercado mundial.
A má notícia para os consumidores argentinos é que o Renault Arkana poderá ter uma vida curta por lá. Isso, porque o lançamento global ocorreu quase cinco anos atrás, em 2019, e o desenvolvimento de uma nova geração ainda é incerto. Caso não haja um descendente direto, a produção pode chegar ao fim já em 2025. Enquanto isso, o modelo recebeu uma reestilização de meia-vida no ano passado.
Como é o Renault Arkana?
O Renault Arkana é mais um SUV ao estilo cupê, no qual o vigia fica em posição bastante inclinada, alongando a seção traseira da carroceria. Entretanto, ao contrário dos nacionais Volkswagen Nivus e Fiat Fastback, que são compactos, o modelo em questão tem porte médio e proposta mais sofisticada, tanto que está à venda na Europa.
Tanto no velho continente quanto na Ásia, o SUV cupê exibe sistemas de propulsão eletrificados: o conjunto motopropulsor pode ser dos tipos híbrido-leve ou híbrido tradicional, com potências entre 140cv e 158cv.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!