Quem já foi traído pode comemorar – ou não – sua data especial: 25 de abril é conhecido como o Dia do Corno. Qualquer pessoa pode passar pela quebra de confiança com o parceiro, mas algumas vezes pode sobrar até para quem não teve uma decepção amorosa. Em 1965, quem comprasse o VW Fusca equipado com teto solar já era chamado de “chifrudo”.
Entenda por que o Fusca foi chamado de carro de corno
Em meados dos anos 1960, a Volkswagen teve a ideia de incrementar o Fusca, que ia bem nas vendas. O modelo, então, recebeu encosto de banco traseiro dobrável, trava de direção, iluminação mais eficiente para a placa traseira e barra de direção com lubrificação automática.
No entanto, a mudança que mais chamou a atenção dos consumidores foi o teto solar de chapa, que vinha na mesma cor da carroceria do modelo clássico. Ao fechar, deixava um leve contorno de seu formato, mostrando capricho em sua confecção. Mas, mesmo assim, o acessório fez o VW Fusca virar sinônimo de carro de corno.
Por conta de uma propaganda em que uma mulher sai pelo buraco no teto do Fusca e acena para quem estaria à sua volta, o modelo ficou conhecido como ‘cornowagen’. O teto solar então passou a ser acessório para que os chifres dos traídos pudessem ficar de fora do veículo. Confira aqui a propaganda:
Outros materiais publicitários com famílias fazendo passeios junto ao modelo foram feitos, mas nada adiantou. O Fusca com teto solar acabou ficando esquecido nas concessionárias e o receio dos proprietários de serem chamados de chifrudos por terem adquirido o modelo com o equipamento, fez com que a Volkswagen deixasse de oferecer a opção em 1966 – um ano após seu lançamento.
Entenda o motivo de existir o Dia do Corno
A data recebeu o apelido por conta do Dia de São Marcos, em que, desde o século 18, portugueses e espanhóis católicos levam ao altar uma coroa com o corno de animal na ponta. Em cerimônia na missa, o padre coroa os homens casados. Apesar de não ser data oficial no Brasil, a celebração virou piada para tirar onda com os chifrudos.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!