Para uma mãe ou um pai, dirigir unicamente na companhia de uma criança pequena pode ser um desafio. Isso, porque os pequenos ficam facilmente entediados a bordo do veículo e acabam fazendo birra: o motorista, por sua vez, muitas vezes não consegue dar assistência imediata ao filho. Para resolver esse tipo de problema, a Nissan desenvolveu um bicho de pelúcia robô, batizado de Iruyo (algo como "estou aqui" em japonês, em uma tradução livre).
Na verdade, o sistema é composto por dois robôs: um deles, maior, permanece voltado para a criança, interagindo com ela, enquanto o segundo, menor, fica posicionado ao lado do motorista e recebe comandos por voz. O condutor pode solicitar que o bicho de pelúcia brinque de esconde-esconde, cante uma música ou simplesmente balance as mãos para entreter o pequeno passageiro.
O robô criado pela Nissan possui uma câmera, que é capaz de reconhecer determinadas expressões faciais dos bebês. Caso a criança permaneça com os olhos fechados por mais de três segundos, por exemplo, o sistema julga que ela está dormindo: os bichos de pelúcia, então, também fecham os próprios olhos, para que o motorista entenda o que está acontecendo. Quando o pequeno acorda e abre os olhos, o Iruyo repete essa ação.
Desse modo, além de entreter a criança, os bichos de pelúcia, cuja aparência parece ser misturar os personagens Furby e Elmo, também mantêm os pais informados sobre a situação no banco traseiro. Isso, de acordo com a Nissan, evita que o motorista se distraia com a criança e permaneça focado na condução do veículo, aumentando, por conseguinte, a segurança de ambos os ocupantes.
Bicho de pelúcia robô da Nissan é fruto de pesquisa
A iniciativa de criar o robô surgiu após uma pesquisa realizada pela Nissan em conjunto com a Akachan Honpo, empresa do ramo de produtos para bebês, revelar que mais de 60% dos pais dirigem sozinhos com os filhos pelo menos uma ou duas vezes por semana. Desse total, 80% disseram que ficam ansiosos, já que não conseguem confortar os filhos quando estão ao volante. Esse estudo foi realizado no Japão e envolveu cerca de 1.100 famílias.
O bicho de pelúcia robô da Nissan ainda não chegou ao mercado: a empresa afirma que ainda precisa fazer alguns testes de segurança com o equipamento. Desde já, porém, o fabricante assegura que imagens ou dados captados pelo Iruyo não serão arquivados.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!