Um condutor a bordo de um Tesla Model X conduzia seu veículo tranquilamente na Suécia. Até aí, tudo bem. A questão é que a paz ao volante era tanta que o motorista acabou dormindo, resultando numa perseguição policial que se estendeu por 40 quilômetros.
Como Tesla Model X se envolveu em perseguição
A pessoa que se envolveu em perseguição com a polícia é um entregador não identificado, que passava pela rodovia europeia E4, que ‘corta’ a Suécia de norte a sul, desde a fronteira com a Finlândia, e tem 1.590 quilômetros de extensão. O motorista a bordo de um Model X de 2019 estava trafegando na faixa da esquerda, destinada ultrapassagens.
Achando a cena estranha, um segundo condutor - que também dirigia um modelo Tesla - decidiu ir para a faixa da direita e passar pelo entregador. Ao fazer isso, percebeu que a pessoa a bordo do Model X estava dormindo. A polícia então foi acionada e, ao chegar ao local, tentou acordar o motorista diversas vezes, mas o carro continuava a trafegar “sozinho” - sinal que o Autopilot, espécie de piloto automático, estava acionado.
Os agentes de segurança tentaram desviar o veículo para uma saída, mas não obtiveram sucesso. Os policiais só conseguiram fazê-lo parar vários quilômetros depois.
Enfim, o motorista do Model X acordou e, por conta do susto, deu uma guinada à direita, forçando a viatura policial a frear bruscamente para evitar uma colisão. A perseguição só parou em um posto de gasolina, após cerca de 40 quilômetros.
De acordo com o boletim de ocorrência feito pelos agentes, o condutor do Model X não teria entendido a situação. O motorista ainda teria dito que não havia dormido na noite anterior e estava estressado por precisar entregar o Model X em seu trabalho.
Ele ainda alegou que estava com um dos olhos abertos durante toda a perseguição, mas mudou a história posteriormente. Durante interrogatório, o homem disse que estava “extremamente envergonhado, e que dormiu por causa de "exaustão” e também, porque teria ficado “muito confortável”, a bordo do Tesla.
Condutor de Model X que se envolveu em perseguição parece ter burlado sistema
A montadora de Elon Musk afirma, no manual do veículo, que o sistema Autopilot deve ser usado apenas enquanto o motorista estiver atento à via. O carro também possui sensor para ter certeza de que o condutor está com as duas mãos no volante. Apesar dos avisos e tecnologias, o Autopilot pode ser acionado mesmo sem a atenção do proprietário. Para isso, basta aplicar uma leve pressão no volante de vez em quando, o que o entregador a bordo do Model X, de algum modo, fazia enquanto era perseguido pela polícia.
- Acompanhe outros conteúdos do Vrum no Youtube e Dailymotion!