UAI
Potências em crise

EUA taxam em 100% carros elétricos e compra briga com a China

Além dos eletrificados, outros produtos também tiveram seus impostos aumentados; país asiático diz que relação bilateral com estadunidenses foi abalada

Publicidade
Imposto sobre veículos eletrificados passa de 25% para 100% nos EUA
Imposto sobre veículos eletrificados passa de 25% para 100% nos EUA Foto: Montagem/Equipe Vrum

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está adotando medidas duras contra carros elétricos chineses. As tarifas tiveram aumento sobre os modelos 100% eletrificados e reverberam também em semicondutores, baterias, células solares e minerais essenciais, afim de proteger setores críticos da indústria estadunidense neste ano eleitoral.  

As mudanças, anunciadas pela Casa Branca, foram feitas porque os governantes enxergam que a China está inundando os mercados globais com produtos baratos e representam uma ameaça à segurança econômica e da informação no país da América do Norte. Até então, a tarifa para veículos elétricos era de 25%, e passou a ser de 100%.

Aumento das tarifas sobre carros elétricos irritou China

O atual presidente está atrás de seu rival, Donald Trump, nas pesquisas eleitorais quando se trata de medidas econômicas e busca melhorar sua imagem com o endurecimento nos impostos. No entanto, o aumento das tarifas sobre carros elétricos estremeceu a relação entre o país e a China. 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pequim afirmou que o Estado tomaria “todas as medidas necessárias para salvaguardar os seus direitos e interesses legítimos”, como relatou às mídias chinesas. Em comunicado, o órgão informa que as medidas “afetarão seriamente a atmosfera de cooperação bilateral” e que os “Estados Unidos deveriam corrigir imediatamente os seus erros e cancelar as tarifas adicionais impostas à China”.

Além de carros elétricos, outros produtos tiveram aumento na taxa

As baterias de íons de lítio e seus outros componentes sofreram aumento de 7,5% para 25% no imposto, enquanto a taxa sobre células fotovoltaicas utilizadas em painéis solares foi duplicada e passou a ser de 50%. Os minerais, que anteriormente não eram taxados, passam a enfrentar tarifa de 25%.

Além dos carros elétricos, o imposto sobre semicondutores saltará de 25% para 50%. Os guindastes navio-terra deixam de ser isentos e passam a ter tarifa de 25%, enquanto seringas e agulhas aumentam de zero para 50%.

  • Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!