Carros de quase um século de idade são difíceis de encontrar, ainda mais modelos que já participaram de eventos históricos, como a Segunda Guerra Mundial. Não é o caso deste DUKW 6x6 da década de 1940 que está sendo leiloado. O carro anfíbio foi construído para as Forças Armadas dos Estados Unidos e seu casco foi projetado pelo designer de iates Rod Stephens Junior, conhecido como ‘Ducks’.
Carro da Segunda Guerra quase não foi produzido
O carro anfíbio teve seu projeto inicial rejeitado e o programa quase foi cancelado. Um dos protótipos estava em Massachusetts quando uma grande tempestade causou o encalhe de um navio da Guarda Costeira dos EUA. Nenhuma outra embarcação conseguiu resgatar o navio, que ficou agarrado em um banco de areia. Foi, então, que o DUKW entrou em ação.
O modelo foi enviado ao mar para salvar a tripulação, que temia pelos ventos fortes. As pessoas presentes pensaram que o carro anfíbio não seria capaz de fazer o resgate com sucesso e ainda afundaria. No entanto, o desempenho foi impecável, com o carro da Segunda Guerra chegando ao banco de areia, resgatando toda a tripulação e voltando à costa sem problemas.
Após a missão bem-sucedida, o carro anfíbio foi salvo e sua produção foi acelerada. O exótico modelo se mostrou eficiente para atravessar o Canal da Mancha totalmente carregado, chegar à praia da Normandia durante a invasão do Dia D e mobilizar as tropas. Durante a Segunda Guerra, unidades do carro anfíbio DUKW foram utilizadas na Europa, no Pacífico e no norte do continente africano, em missões de reabastecimento de navios ancorados na costa. No total, 21.147 unidades foram fabricadas entre 1942 e 1945 e, embora não tenham sido produzidas para durar tanto tempo, alguns exemplares do veículo podem ser vistos até hoje.
Carro anfíbio usado na Segunda Guerra pode ser comprado
Um dos exemplares do DUKW foi modificado para realizar passeios recreativos em Seattle, Washington (EUA), levando milhares de turistas em viagens pela cidade. O modelo histórico está sendo leiloado na plataforma Bring a Trailer.
O carro anfíbio tem acabamento em pintura roxa com teto branco, para-choque dianteiro de aço, linhas de reboque dianteiras, limpadores de para-brisa, retrovisores duplos, degraus de embarque traseiros retráteis e cortinas laterais. Suas rodas são de aço de 22,5 polegadas e montadas com pneus Ohtsu Hi-Steel.
No interior, o carro anfíbio da Segunda Guerra Mundial apresenta assento único revestido em vinil cinza para o motorista, rádio marítimo e sistema de câmera surround. Os controles incluem câmbio montado no painel, além de alças para acionar a hélice, freio de estacionamento e eixo dianteiro. O volante de dois raios fica à frente de um velocímetro, tacômetro e medidores auxiliares.
O compartimento traseiro abriga bancos 2+2 estofados em vinil cinza, uma entrada traseira e coletes salva-vidas fixados no alto. Os painéis do piso podem ser removidos para acessar o conjunto do eixo de transmissão. Sua motorização consiste em um propulsor turbodiesel V8 Navistar de 7.3 litros, associado a uma transmissão automática Allison de quatro velocidades. Sua potência é enviada para as rodas traseiras ou para a hélice. O carro anfíbio que participou da Segunda Guerra estava – até o fechamento da matéria – com lance de US$ 23.050 – cerca de R$ 118 mil.
- Acompanhe VRUM também no YouTube e no Dailymotion!