A Great Wall Motors (GWM) vive momentos muito distintos no mercado brasileiro e na Europa. Enquanto, por aqui, a marca chinesa vai bem, ocupando a 13ª posição no ranking de vendas da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e ostentando o segundo carro híbrido mais emplacado do mercado - no caso, o SUV Haval H6 -, no velho continente a situação é completamente oposta.
Até o próximo mês de agosto, a GWM demitirá todos os cerca de 100 funcionários que trabalham na sede europeia, localizada em Munique, na Alemanha. Consequentemente, o escritório regional naquele continente será fechado: a partir de então, as operações locais serão comandadas diretamente da China.
O motivo é o fraco desempenho comercial nos países da Europa. Ao longo de todo o ano de 2023, a GWM emplacou apenas 6.300 carros naquele continente. Para efeito de comparação, as vendas internacionais da marca (ou seja, fora da China) totalizaram nada menos que 316.018 veículos durante o mesmo período. Vale lembrar que a empresa tinha o plano de elevar esse número para 1 milhão de unidades em 2025, mas adiou essa meta para 2030.
A GWM afirma que permanecerá vendendo carros nos mercados onde já atuava, que incluem não só a Alemanha, mas também o Reino Unido, a Irlanda e a Suécia. Atualmente, a empresa comercializa por lá os SUVs Wey 03 e Wey 05, além do compacto Ora 03, sendo que esse último também está presente na gama brasileira.
Por outro lado, uma expansão que a GWM já havia anunciado para outros países da Europa, entre os quais Espanha, Itália, Portugal, Bélgica, Holanda, Áustria, Luxemburgo, Suíça, Dinamarca, Islândia e Bulgária, acabou sendo cancelada. Também há dúvidas se a marca chinesa aumentará a gama local com o Ora 07, cujo lançamento havia sido confirmado para o terceiro trimestre deste ano. As informações são do site Carscoops.
Qual é a situação da GWM no Brasil?
No Brasil, além dos já citados bons números de vendas, a GMW continua em processo para iniciar as atividades na fábrica de Iracemápolis (SP), erguida, inicialmente, para produzir carros da Mercedes-Benz. Em princípio, a empresa havia marcado o começo das operações para este mês de maio, mas a abertura da unidade industrial acabou sendo adiada para o segundo semestre de 2024.
O primeiro dos carros nacionais da GWM será justamente o SUV Haval H6. Posteriormente, em 2025, virá a picape Poer: ambos os modelos terão sistema híbrido flex de propulsão. Ambos os modelos serão exportados do Brasil para outros países da América Latina.
- Confira os vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!