UAI
INTERNACIONAL

GWM registra vendas baixíssimas e fecha sede na Europa

Marca chinesa enfrenta situações opostas nos mercados do Brasil e do velho continente

Publicidade
Ora 03 é um dos carros que a GWM comercializa na Europa
Ora 03 é um dos carros que a GWM comercializa na Europa Foto: GWM/Divulgação

A Great Wall Motors (GWM) vive momentos muito distintos no mercado brasileiro e na Europa. Enquanto, por aqui, a marca chinesa vai bem, ocupando a 13ª posição no ranking de vendas da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e ostentando o segundo carro híbrido mais emplacado do mercado - no caso, o SUV Haval H6 -, no velho continente a situação é completamente oposta.

Até o próximo mês de agosto, a GWM demitirá todos os cerca de 100 funcionários que trabalham na sede europeia, localizada em Munique, na Alemanha. Consequentemente, o escritório regional naquele continente será fechado: a partir de então, as operações locais serão comandadas diretamente da China.

O motivo é o fraco desempenho comercial nos países da Europa. Ao longo de todo o ano de 2023, a GWM emplacou apenas 6.300 carros naquele continente. Para efeito de comparação, as vendas internacionais da marca (ou seja, fora da China) totalizaram nada menos que 316.018 veículos durante o mesmo período. Vale lembrar que a empresa tinha o plano de elevar esse número para 1 milhão de unidades em 2025, mas adiou essa meta para 2030. 

A GWM afirma que permanecerá vendendo carros nos mercados onde já atuava, que incluem não só a Alemanha, mas também o Reino Unido, a Irlanda e a Suécia. Atualmente, a empresa comercializa por lá os SUVs Wey 03 e Wey 05, além do compacto Ora 03, sendo que esse último também está presente na gama brasileira. 

Por outro lado, uma expansão que a GWM já havia anunciado para outros países da Europa, entre os quais Espanha, Itália, Portugal, Bélgica, Holanda, Áustria, Luxemburgo, Suíça, Dinamarca, Islândia e Bulgária, acabou sendo cancelada. Também há dúvidas se a marca chinesa aumentará a gama local com o Ora 07, cujo lançamento havia sido confirmado para o terceiro trimestre deste ano. As informações são do site Carscoops

Qual é a situação da GWM no Brasil?

Vista aérea da fábrica da Great Wall Motors (GWM) em Iracemápolis, no Interior de São Paulo
Início das operações na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) está previsto para este ano Foto: GWM/Divulgação

No Brasil, além dos já citados bons números de vendas, a GMW continua em processo para iniciar as atividades na fábrica de Iracemápolis (SP), erguida, inicialmente, para produzir carros da Mercedes-Benz. Em princípio, a empresa havia marcado o começo das operações para este mês de maio, mas a abertura da unidade industrial acabou sendo adiada para o segundo semestre de 2024.

O primeiro dos carros nacionais da GWM será justamente o SUV Haval H6. Posteriormente, em 2025, virá a picape Poer: ambos os modelos terão sistema híbrido flex de propulsão. Ambos os modelos serão exportados do Brasil para outros países da América Latina.