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Ford investe R$ 420 milhões fora do Brasil para produzir motores

Fábrica produzirá unidade turbodiesel que equipa a Ranger na Argentina

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Atualmente, motores da caminhonete Ranger ainda não são produzidos na Argentina
Atualmente, motores da caminhonete Ranger ainda não são produzidos na Argentina Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

A Ford anunciou investimentos de US$ 80 milhões (valor que equivale a aproximadamente R$ 420 milhões) na fábrica de General Pacheco, na Argentina. Esse montante será utilizado para adequar a unidade industrial para produzir os motores da caminhonete Ranger, aumentando o índice de nacionalização da gama.  

Com esses novos investimentos, a Ford alcançará o total de US$ 660 milhões (cerca de R$ 3,46 bilhões) anunciados para a fábrica de General Pacheco há cerca de um ano, justamente para adequar as linhas de produção à atual geração da Ranger. Entre as adequações, a planta argentina ganhou novos equipamentos de estamparia. 

Vale lembrar que a picape Ranger oferece dois tipos de motores: um 2.0 de quatro cilindros e um 3.0 V6, ambos turbodiesel. O multinacional não especificou qual dessas duas unidades passará a ser produzida na Argentina: porém, de acordo com o Motor1 Argentina, provavelmente será o de menor capacidade cúbica, que chega aos países da América Latina em duas configurações de potência: de 170 cv ou de 210 cv de potência (no Brasil, apenas a primeira é disponibilizada, além da V6). 

Fábrica da Ford na Argentina vive situação oposta ao Brasil

Fábrica da Ford em Pacheco na Argentina onde é produzida a picape Ranger
Ford investiu US$ 660 milhões na fábrica de Pacheco, na Argentina Foto: Ford/Divulgação

A situação contrasta com a vivida pela Ford no Brasil. Vale lembrar que, por aqui, a multinacional fechou as fábricas de Camaçari (BA) e de Taubaté (SP), além da unidade industrial da marca Troller em Horizonte (CE) em 2021. Desde então, a empresa atua no país como importadora, embora mantenha o Campo de Provas de Tatuí (SP) e um centro de desenvolvimento também em Camaçari (BA).

A caminhonete Ranger, inclusive, é o produto mais vendido pela Ford no Brasil atualmente. No primeiro quadrimestre deste ano, inclusive, a picape já somou 7.435 unidades emplacadas no país, de acordo com o levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Assim, o modelo estabeleceu de vez no terceiro lugar do segmento de picapes médias, atrás apenas de Toyota Hilux e Chevrolet S10.

Além das motorizações a diesel, a caminhonete Ranger tem também uma versão equipada com motor 3.0 V6 biturbo a gasolina: trata-se da versão esportiva Raptor, que desenvolve nada menos que 397 cv de potência. Porém, ao contrário do restante da gama, essa configuração não vem da fábrica da Ford na Argentina, e sim da Tailândia.