Um acidente envolvendo um Chevrolet Opala ano 1989 poderia ter resultado em tragédia no município de Lajes (SC). Após contornar uma rotatória, o motorista, aparentemente, perdeu o controle da direção, bateu em uma mureta e, por fim, invadiu um parquinho infantil instalado no canteiro central. Felizmente, nenhuma criança estava no local no momento da colisão. O condutor do veículo não se feriu.
O acidente foi gravado em vídeo e acabou viralizando nas redes sociais. As imagens mostram que o motorista parecia estar se exibindo antes de bater o veículo. O Chevrolet Opala arranca rapidamente, cantando pneus, e entra de maneira abrupta na rotatória. Logo em seguida, acaba acontecendo a colisão. Assista!
No vídeo, um homem, que, aparentemente, era o condutor do sedan, explica que colidiu contra a mureta e atingiu o parquinho após desviar de um cachorro. No entanto, as imagens não mostram animal algum atravessando a pista. Muitos comentaristas também perceberam isso e acabaram responsabilizando diretamente o motorista do Chevrolet Opala pelo acidente.
Apos o acidente, o motorista chegou a registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.), mas acabou liberado pela polícia. O Chevrolet Opala também voltou para as ruas, já que estava em situação regular. Porém, após tomarem conhecimento do vídeo, os militares confeccionaram um novo (B.O.) informando os delitos cometidos, que foi encaminhado à Polícia Civil.
Motorista do Chevrolet Opala pode ser punido?
De acordo com o Artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), motoristas que fazem manobras perigosas estão sujeitos a sérias punições legais. Confira, na íntegra, o que diz a legislação:
"Utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus:
Infração - gravíssima;
Penalidade: multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir
e apreensão do veículo;
Medida administrativa: recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo."
por Artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro
Desse modo, o motorista do Chevrolet Opala que invadiu o parquinho na região da serra catarinense pode ter que arcar com uma multa no valor de nada menos que R$2.934,70. Além disso, pode ter o direito de dirigir suspenso, enquanto o veículo corre o risco de ser apreendido. Pelo visto, foi péssima ideia ter feito as manobras de exibição, tê-las gravado e ainda as compartilhado nas redes sociais.
- Confira os vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!