UAI
Olha a foto!

Câmera de ré: item de segurança é mais antigo do que você pensa

Primeiros protótipos de veículos com o equipamento de segurança surgiram na metade do século passado

Publicidade
Câmeras de ré eram imensas quando surgiram
Câmeras de ré eram imensas quando surgiram Foto: Reprodução / Tiktok

Nos últimos anos, diversas tecnologias surgiram no mercado de automóveis, muitas auxiliando na segurança. Um item em específico é tão comum hoje em dia que se tornou obrigatório nos Estados Unidos em 2017. Trata-se da câmera de ré, uma mão na roda para fazer manobras (como balizas), dando maior visibilidade ao carro e evitando acidentes. O equipamento surgiu no século passado e levou anos para ser aperfeiçoado.

Câmera de ré surgiu há 65 anos

A General Motors apresentou um carro-conceito, o Buick Centurion, em 1959, no Salão do Automóvel Motorama – evento foi organizado pelo grupo entre 1949 e 1961. O veículo era equipado com uma câmera de televisão montada na parte traseira. O item era conectado a uma tela de TV que substituía o espelho retrovisor. Na época, o item de segurança foi considerado uma fantasia e que dificilmente iria para fabricação.

Passaram-se alguns anos e a Volvo apresentou seu protótipo Volvo Experimental Safety Car (VESC), em 1972, com o equipamento de segurança instalado na parte traseira do veículo. A marca instalou uma câmera Cosmicar que parece ter saído de um estúdio de cinema. A imagem foi transmitida para uma pequena tela no painel, lembrando uma televisão de tubo. O modelo está disponível para visitação no museu da montadora em Gotemburgo, na Suécia.

Primeiro veículo de produção com câmera de ré surgiu no final do século 20

Em 1990, no mercado japonês, surge o Toyota Soarer Limited. O modelo foi o primeiro a chegar aos consumidores equipado com o item de segurança e deixou de lado as câmeras de vídeo volumosas que eram instaladas nos protótipos. O modelo nipônico possuía Dispositivo Carregado Acoplado (CCD) com um sensor de luz transistorizado em circuito integrado.

A câmera de ré foi instalada na carcaça do spoiler traseiro do Soarer e transmitia a imagem colorida para uma tela montada no painel. O vídeo proporciona ao condutor uma visão clara dos objetos abaixo da linha de visão do espelho retrovisor – o sistema do carro japonês foi descontinuado em 1997.  

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!