UAI
DEFEITO GRAVE

Caminhonete Toyota com 'motor bomba' é rejeitada em revendas

Proprietários da picape Tundra não conseguem trocá-la por outros veículos na rede de concessionárias devido a falha mecânica

Publicidade
Falhas de funcionamento afetam unidades da caminhonete Toyota Tundra fabricadas em 2022 e 2023
Falhas de funcionamento afetam unidades da caminhonete Toyota Tundra fabricadas em 2022 e 2023 Foto: Toyota/Divulgação

Uma caminhonete Toyota está causando arrepios tanto nos proprietários quanto na rede autorizada da marca, nos Estados Unidos. A picape em questão é a Tundra da atual geração, concorrente direta de Ford F-150, Chevrolet Silverado e Ram 1500. Vários donos relataram problemas como ruídos metálicos ou falhas durante o funcionamento do motor: também existem casos nos quais o veículo simplesmente não dá a partida, ou então perde potência repentinamente. 

Recentemente, a Toyota admitiu a falha e convocou um recall para a caminhonete Tundra. De acordo com o fabricante, o problema se deve à presença de limalhas metálicas, em decorrência de uma irregularidade durante o processo de produção. Ainda segundo a empresa, apenas veículos produzidos em 2022 e 2023, todos equipados com o motor V35A, um V6 3.5 biturbo a gasolina, apresentam esse defeito. 

Porém, surgiu, então, outro problema: concessionárias Toyota nos Estados Unidos estão simplesmente recusando negociações envolvendo a caminhonete Tundra da série defeituosa. Alguns proprietários da picape vêm utilizando as redes sociais para relatar que não conseguem trocá-las por outros veículos á venda em revendas autorizadas da marca.

Motor 3.5 V6 biturbo a gasolina da Toyota, instalado no cofre de uma caminhonete Tundra 2022
Falhas ocorrem em unidades da caminhonete Toyota Tundra equipadas com motor 3.5 V6 biturbo a gasolina Foto: Toyota/Divulgação

As concessionárias Toyota alegam que só aceitarão a caminhonete Tundra em trocas por outros veículos após a realização do recall. Porém, o caso é que, apesar de já ter convocado a ação corretiva, os reparos nas oficinas só começarão a ser feitos a partir do próximo mês de julho. Além do mais, o serviço promete ser trabalhoso e demorado: autorizadas que repararam picapes defeituosas em garantia tiveram que desmontar todo o motor. 

Enquanto o imbróglio permanece sem solução, donos da caminhonete Toyota seguem de mãos atadas. Além do defeito propriamente dito, eles temem também que a má-fama cause desvalorização no veículo. E isso vale, inclusive, para proprietários de picapes equipadas com outras motorizações e outros anos de fabricação, que, em tese, estão isentas da falha.  

Como será o recall para a caminhonete Toyota?

O recall anunciado pela Toyota envolverá cerca de 102 mil veículos: além da caminhonete Tundra a ação inclui ainda o SUV Lexus LX 600. Os dois modelos apresentam o mesmo defeito, que danifica, em especial, os casquilhos do virabrequim. O fabricante ainda não informou como será o protocolo para realização do reparo. Tampouco há uma data específica para o início dos atendimentos, apenas uma estimativa para o próximo mês de julho.  

  • Confira vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos,  testes e dicas!