O dia 15 de outubro de 1991 foi histórico para o automobilismo do país. Naquela data, um Chevrolet Opala de Stock Car quebrou o recorde brasileiro de velocidade em um trecho devidamente fechado pelas autoridades de trânsito da Rodovia Rio-Santos, em Bertioga (SP). Pilotado por Fábio Sotto Mayor e patrocinado pela Dana/Albarus, o bólido atingiu a velocidade máxima de 315 km/h, com média de 303,157 km/h. Até hoje, essa marca não foi superada em solo nacional.
Mais de 30 anos depois, mais precisamente no próximo dia 23 de junho, às 13h, uma réplica daquele Opala de Stock Car recordista de velocidade chegará ao Dream Car Museum, em São Roque (SP). O veículo foi totalmente recuperado pela Dana e ficou tal qual o modelo original, nos mínimos detalhes.
O próprio piloto Fabio Sotto Mayor e uma exposição de painéis sobre o recorde e a caracterização do Opala de Stock Car também farão parte do evento. Durante a chegada do veículo, ocorrerão ainda uma sessão de autógrafos e a distribuição da edição especial da revista Curva 3, que conta as histórias do recorde e da recuperação.
Recriação do Opala de Stock Car foi desafiadora
O projeto de recriar o Opala de Stock Car recordista de velocidade teve início com a busca de um automóvel semelhante ao utilizado por Sotto Mayor, capaz de se enquadrar no regulamento vigente na stock car entre 1987 a 1993. Um modelo foi encontrado em Artur Nogueira (SP): era uma réplica do carro que levou a dupla formada por Angelo Giombelli e Ingo Hoffmann ao título da temporada de 1993.
As peças fabricadas pela Dana foram obtidas e instaladas com a colaboração de técnicos e mecânicos especializados. O eixo diferencial Dana 44 e seu cardan, dobradinha robusta e confiável que é famosa na preparação do Chevrolet Opala, foram encomendados para as fábricas de Gravataí (RS) e de Sorocaba (SP) e devidamente instalados por especialistas.
Os componentes fabricados especialmente para a Stock Car constituíram outro desafio para a caracterização do Opala. Um exemplo fica por conta das rodas de liga leve e dos pneus Pirelli usados na época. O carro tinha um jogo de rodas originais com pneus de tala larga 265/40R16, mas o recorde foi quebrado com um outro jogo, de aro 14, que permite uma configuração mais baixa e agressiva. Um colecionador tinha as rodas, pintadas de amarelo, como as originais, enquanto os pneus vieram de um fabricante do exterior.
Serviço: Chegada do Opala de Stock Car recordista de Velocidade ao Dream Car Museum
- Data: 23 de junho de 2024 (domingo)
- Horário: 13:00
- Local: Dream Car Museum, São Roque (SP)
Sobre o Dream Car Museum
O Dream Car Museum conta com um dos maiores acervos de veículos antigos do Brasil. Estão expostos 85 automóveis, 20 motos e 40 bicicletas, totalizando 145 veículos, pertencentes a colecionadores de São Paulo.
Os aficionados podem ver de perto veículos que ficaram famosos em todo o mundo ao levar os pilotos de Fórmula 1 no desfile realizado antes do GP do Brasil em 5 de novembro passado, no autódromo de Interlagos, como Ford Fairlane, Buick, Rolls-Royce, Nash, Austin, Corvette, Camaro e Shelby Cobra, além dos conversíveis das marcas Ferrari, Mercedes e os Cadillac.
Além dos esportivos da Porsche, há também um trator fabricado pela marca alemã. Não faltam carros norte-americanos de diversas décadas e os nacionais que ainda hoje fazem parte da vida dos brasileiros, como Fusca, Opala, Landau e Gol GTi, entre outros. Modelos famosos do cinema igualmente atraem olhares, como a réplica do Batmóvel e, para a alegria da garotada, os astros dos filmes “Carros” e “Speed Racer”.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!