UAI
Ai mona!

Carro mais aerodinâmico do mundo imune à resistência do ar no Brasil

Conheça o Mona M03, elétrico que desbancou Mercedes-Benz entre os veículos com menos resistência ao ar

Publicidade
Modelo chinês foi equipado com diversas tecnologias para diminuir resistência do ar
Modelo chinês foi equipado com diversas tecnologias para diminuir resistência do ar Foto: Xpeng / Divulgação

Com a chegada de diversos modelos chineses no país, as montadoras apostam em especificidades e tecnologias diferentes para se distinguirem dos demais. O mais novo exemplo disso é o Mona M03 da Xpeng, que promete ser o sedan elétrico mais aerodinâmico do mundo em produção.

A marca apresentou seu modelo, que tem coeficiente de arrasto (Cd) de 0,194, antes de seu lançamento antecipado no mercado chinês no terceiro trimestre de 2024. O número bate modelos como o BYD YangWang U6 (0,195Cd), leva o americano Lucid Air (0,197Cd) para o terceiro lugar e tira o pódio do Mercedes-Benz EQS (0,20Cd).

Como Mona M03 é o carro mais aerodinâmico do mundo

A empresa chinesa dedicou grande parte de suas pesquisas no intuito de reduzir a resistência do ar de seu modelo. Para isso, diversos recursos foram aplicados, entre eles:

  • Sistema de grade de entrada de ar ativa (AGS): o item inteligente, com quase 1m de comprimento, se abre e fecha automaticamente para regular o fluxo de ar e aumentar o alcance do elétrico em 15,6 quilômetros;
  • Spoiler inferior de baixa resistência: otimiza o fluxo de ar sob o carro, reduzindo o arrasto e aumentando a eficiência;
  • Rodas de baixa resistência: seu design aerodinâmico específico minimiza a turbulência e melhora a eficiência;
  • Placa defletora de vento traseira: direciona o ar para longe da parte traseira do veículo, minimizando turbulência e melhorando aerodinâmica;
  • Defletor traseiro aerodinâmico pneumático: ajusta-se automaticamente de acordo com a velocidade, otimizando a aerodinâmica e reduzindo o consumo de energia.

Além desses fatores, o Mona M03 se beneficia de seu peso, com versões entre 1.631kg e 1.739kg – números mais baixos para veículos da categoria. As proporções também ajudam o modelo ser o mais aerodinâmico do mundo, sendo 4,78m de comprimento e distância entre-eixos de 2,81m.

De acordo com a mídia local, o carro mais aerodinâmico terá motor elétrico único produzindo 190cv ou 218cv. O modelo ainda será equipado com bateria BYD Blade com tecnologia de fosfato de ferro-lítio.

Carro mais aerodinâmico do mundo pode dar às caras no Brasil

A série Mona (Made Of New AI) é fruto da colaboração entre a Xpeng e a Didi Chuing, gigante do transporte por aplicativo na China. Seu nome reflete a missão de promover elétricos inteligentes em todo o mundo, tanto que executivos da montadora do carro mais aerodinâmico do mundo estudam trazer a marca para o Brasil.

  • Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!