Com a chegada de diversos modelos chineses no país, as montadoras apostam em especificidades e tecnologias diferentes para se distinguirem dos demais. O mais novo exemplo disso é o Mona M03 da Xpeng, que promete ser o sedan elétrico mais aerodinâmico do mundo em produção.
A marca apresentou seu modelo, que tem coeficiente de arrasto (Cd) de 0,194, antes de seu lançamento antecipado no mercado chinês no terceiro trimestre de 2024. O número bate modelos como o BYD YangWang U6 (0,195Cd), leva o americano Lucid Air (0,197Cd) para o terceiro lugar e tira o pódio do Mercedes-Benz EQS (0,20Cd).
Como Mona M03 é o carro mais aerodinâmico do mundo
A empresa chinesa dedicou grande parte de suas pesquisas no intuito de reduzir a resistência do ar de seu modelo. Para isso, diversos recursos foram aplicados, entre eles:
- Sistema de grade de entrada de ar ativa (AGS): o item inteligente, com quase 1m de comprimento, se abre e fecha automaticamente para regular o fluxo de ar e aumentar o alcance do elétrico em 15,6 quilômetros;
- Spoiler inferior de baixa resistência: otimiza o fluxo de ar sob o carro, reduzindo o arrasto e aumentando a eficiência;
- Rodas de baixa resistência: seu design aerodinâmico específico minimiza a turbulência e melhora a eficiência;
- Placa defletora de vento traseira: direciona o ar para longe da parte traseira do veículo, minimizando turbulência e melhorando aerodinâmica;
- Defletor traseiro aerodinâmico pneumático: ajusta-se automaticamente de acordo com a velocidade, otimizando a aerodinâmica e reduzindo o consumo de energia.
Além desses fatores, o Mona M03 se beneficia de seu peso, com versões entre 1.631kg e 1.739kg – números mais baixos para veículos da categoria. As proporções também ajudam o modelo ser o mais aerodinâmico do mundo, sendo 4,78m de comprimento e distância entre-eixos de 2,81m.
De acordo com a mídia local, o carro mais aerodinâmico terá motor elétrico único produzindo 190cv ou 218cv. O modelo ainda será equipado com bateria BYD Blade com tecnologia de fosfato de ferro-lítio.
Carro mais aerodinâmico do mundo pode dar às caras no Brasil
A série Mona (Made Of New AI) é fruto da colaboração entre a Xpeng e a Didi Chuing, gigante do transporte por aplicativo na China. Seu nome reflete a missão de promover elétricos inteligentes em todo o mundo, tanto que executivos da montadora do carro mais aerodinâmico do mundo estudam trazer a marca para o Brasil.
- Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!