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INTERNACIONAL

SUV da Xiaomi: segundo carro da marca terá 'jeitão' de Ferrari

Modelo já está em testes de rodagem e deve ser lançado mundialmente em 2025

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Novo SUV da Xiaomi chegará ao mercado em 2025
Novo SUV da Xiaomi chegará ao mercado em 2025 Foto: Carscoops/Reprodução

Cerca de dois meses depois de entrar no segmento automobilístico com o sedan SU7, a Xiaomi já trabalha no desenvolvimento de um segundo carro: no caso, um SUV. Imagens de uma unidade do modelo em testes de rodagem na China, inclusive, já circulam nas redes sociais. Essa novidade vem sendo chamada de MX11, mas ainda não se sabe se tal nome será mantido no produto final. O lançamento está previsto para 2025.

Apesar do disfarce, publicações especializadas tanto da China quanto do ocidente têm comparado o novo carro da Xiaomi ao primeiro (e, até o momento, único) SUV da Ferrari: o Purosangue. Isso, devido a elementos como a capota baixa e em formato de arco, as janelas laterais estreitas e o vidro bem inclinado, formando uma traseira elevada. 

Outros elementos do SUV remetem ao SU7, o já citado primeiro carro da Xiaomi. As lanternas arredondadas e interligadas por LEDs, por exemplo, deixam claro o parentesco entre os dois modelos. A carroceria com para-lamas bem pronunciados também está presentes em ambos os veículos.

Novo SUV da Xiaomi, o MX11, de traseira, camuflado, em testes de rodagem de rua
Lanternas traseiras do SUV remetem às do sedan SU7 Foto: Carscoops/Reprodução

Quanto à motorização, o novo SUV da Xiaomi também seguirá a fórmula do SU7: o SUV será totalmente elétrico. Informações preliminares indicam que a versão top de linha poderá ter um motor a combustão para atuar unicamente como gerador, de modo a aumentar a autonomia. Porém, por enquanto, ainda não há informações em relação à plataforma, que pode (ou não) ser distinta. 

Sucesso do SU7 abre caminho para SUV da Xiaomi

A julgar pela reação do mercado ao primeiro carro da Xiaomi, a ampliação da gama com um SUV faz todo sentido. Afinal, o SU7 recebeu cerca de 90 mil pedidos de compra logo nas primeiras 24 horas após a apresentação global. Diante de uma demanda tão alta, a multinacional chinesa já anunciou uma ampliação linhas de produção. Assim, a capacidade industrial deve passar de 150 mil para 300 mil veículos ao ano. 

Primeiro carro da Xiaomi teve problemas

No entanto, se a marca famosa pelos celulares quiser se firmar no mercado de automóveis, terá que caprichar mais. Isso, porque alguns consumidores já relataram problemas com o primeiro carro da Xiaomi, o SU7. Além do mais, o número elevado de pedidos formou uma longa fila de espera, o que levou parte dos compradores a cancelarem a compra. Tomara que o fabricante tenha aprendido a lição e não repita os mesmo erros com o SUV.