O mês de julho, no Brasil, é marcado pela temporada de férias escolares. E para divertir as crianças, os pais resolvem planejar passeios e colocar o pé na estrada.
Normalmente, devido ao período, o transtorno com as estradas cheias já é garantido. Mas diversas outras dores de cabeça podem ser evitadas tomando alguns cuidados antes da viagem. Para te ajudar, o VRUM preparou uma lista de dicas que você deve ter com seu veículo para rodar com segurança.
1 - Revisão das luzes
Para evitar multas e principalmente garantir a segurança dos passageiros é fundamental checar o funcionamento dos faróis e lanternas do carro. Além disso, é importante também conferir as luzes do painel, que servem para sinalizar ao motorista possíveis necessidades (ou problemas) do carro. Confira alguns exemplos:
-
Amarelo: indica que há algum problema, mas que o veículo ainda consegue andar alguns quilômetros, o ideal é procurar ajuda;
-
Vermelho: indica que o veículo deve ser parado imediatamente;
-
Azul e verde: indicam que algum equipamento está ligado, mas que não é necessário qualquer tipo de intervenção.
2 - Revisão dos pneus
Os pneus são responsáveis pelo contato e aderência do veículo ao chão, proporcionando estabilidade na direção. Sendo assim, é indispensável verificar o estado em que se encontram os pneus do carro antes de pegar a estrada.
Além disso, calibre os pneus de acordo com as instruções no manual. É importante lembrar que a calibragem dos pneus com o carro carregado (passageiros e bagagens) é diferente de quando o veículo trafega com peso reduzido. Com o carro pesado, o normal é colocar algumas libras a mais, de acordo com a recomendação de cada fabricante. E não se esqueça de verificar também as condições do estepe e calibrá-lo assim como os demais.
3 - Revisão dos freios
O freio é o item de segurança mais importante do carro. Estar sempre atento ao funcionamento e desempenho do sistema de frenagem é fundamental, e antes de pegar estrada é importante que um mecânico verifique se todos os itens estão em boas condições, como as pastilhas, lonas e os discos.
4 - Sistema de arrefecimento
O sistema de arrefecimento do veículo é responsável pelo resfriamento do motor, evitando o aumento da temperatura e sobrecarga nos componentes. Sendo assim, é importante verificar se o líquido de arrefecimento está no nível adequado e dentro do prazo de validade, que em geral é de no máximo dois anos.
Aproveite também para observar o radiador e conferir se o nível da água no reservatório está correto. Outro item que você precisa verificar no veículo é o óleo do motor, que precisa estar no nível correto para garantir a lubrificação das partes internas, evitando o atrito entre as peças.
5 - Itens de segurança
Não se esqueça de checar outros itens do veículo, como macaco, chave de roda e triângulo. Verifique também o limpador do para-brisa do veículo, conferindo se a borracha das palhetas está em bom estado. E não se esqueça de completar o nível do reservatório de água do limpador.
6 - Revisão em dia
O fabricante é quem determina o período (ou a quilometragem rodada) em que as revisões devem ocorrer. Conferir se a última revisão preventiva foi realizada garante o bom funcionamento do veículo e a segurança antes de ir para a estrada com a família. Ter certeza de que nenhum item precisa ser trocado, com antecedência, evitando que qualquer transtorno comprometa a viagem de férias.
Com todos esses cuidados em dia, só resta a melhor parte: pegar a estrada rumo às férias. Boa viagem!
(*) Estagiária sob supervisão do editor Enio Greco
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas