Recentemente, o empresário Flávio Figueiredo Assis anunciou que desistiu de produzir o primeiro carro elétrico nacional para focar em veículos híbridos. Mais uma vez, o autointitulado “Elon Musk brasileiro” mudou de planos e anunciou que não instalará sua fábrica no Rio Grande do Sul, mas, sim, em São Paulo.
Fundador da Lecar diz que tecnologia foi motivo de mudança
Assis mudou seu projeto de automóvel devido às vantagens “que estes carros proporcionam à sociedade, principalmente quando se pensa em custo e infraestrutura”, disse em comunicado à imprensa. Como seu novo projeto necessita de investimentos em tecnologia híbrida a etanol, a planta não será mais no Rio Grande do Sul, como planejado anteriormente, e passa a ser na Região Sudeste.
Um dos motivos da mudança para São Paulo foi a situação do estado da Região Sul do país. O Elon Musk brasileiro explica que “devido às enchentes no RS, tivemos que avaliar outras possibilidades em nosso país para instalar a fábrica da Lecar. Não estamos descartando o estado que nos acolheu tão bem, mas precisamos estar abertos a novas opções que nos permitam iniciar essa nova etapa”.
Apesar da transferência da planta da Lecar para São Paulo, o empresário promete que as parcerias com instituições do Rio Grande do Sul serão mantidas. Como parte do time de engenharia opera remotamente da região, os trabalhos com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) continuam necessários.
Lecar sonha em alcançar a marca do bilhão até 2025
Quando surgiu em 2022, a montadora inspirada na Tesla tinha o objetivo de contribuir para a mudança energética do Brasil. Foram necessários dois anos para que o projeto Lecar Model 459 surgisse e o plano era enviá-lo para testes na Inglaterra até o fim de 2024. Na época de apresentação do modelo, que ainda era elétrico, Assis dizia que seu objetivo era faturar R$ 1 bilhão em 2025. Assis diz que o objetivo de sua empresa é fazer com que o país seja visto de forma valorizada e que pretende mudar o rumo da história.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!