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Audi 'acena' para Messi com chimarrão no porta-copos de um RS 6

Jogador argentino é a grande estrela do Inter Miami CF, time dos Estados Unidos que agora é patrocinado pela marca alemã. Consumo da bebida é destaque na Copa América

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Um 'brinde' a Lionel Messi?
Um 'brinde' a Lionel Messi? Foto: Reprodução

A indústria cultural americana nunca sugeriu que a erva mate, no formato de chimarrão, fosse uma bebida popular nos Estados Unidos. Sendo assim, porque a Audi publicou nas redes sociais daquele país o interior do RS 6 com uma cuia da bebida típica da Argentina e do Sul do Brasil no porta-copos?

Existe mais de uma explicação para esse aceno feito pela Audi para a Argentina. A marca alemã se tornou patrocinadora do Inter Miami CF, "camisa" defendida pelo jogador Lionel Messi, atual campeão mundial de futebol pela Argentina.

A postagem feita pela Audi dos Estados Unidos foi feita antes de uma das semifinais da Copa América, onde a Argentina derrotou o Canadá e avançou rumo à final. A publicação trazia a foto do chimarrão com a frase "Power up. It's almost time", fazendo alusão à energia fornecida a quem bebe a infusão da erva mate. Parece que a Audi tinha uma preferência nesse confronto, provavelmente por causa da estrela do Inter Miami CF, Lionel Messi.

Consumido por Messi, chimarrão faz sucesso na Copa América

Durante essa edição da Copa América o consumo do chimarrão - tanto por parte dos jogadores de equipes como Argentina e Uruguai quanto por torcedores, com as cuias, a erva mate e uma garrafa térmica nas mãos - vem chamando a atenção. O The New York Times chegou a publicar um guia para apresentar a bebida aos americanos.

Audi acena com um chimarrão no porta-copos para Lionel Messi, estrela do Inter Miami CF, clube de futebol dos Estados Unidos patrocinado pela marca alemã.
Modelos da Audi "vestem a camisa" do Inter Miami CF Foto: Audi Divulga�§�£o

O jornalista argentino Carlos Cristófalo, do Motor 1 Autoblog, registrou o aceno da Audi a Lionel Messi e à Seleção Argentina de Futebol, tendo se lembrado de um deslize cometido pela Toyota naquele país também envolvendo a cultura do mate (o nosso chimarrão).

O episódio tem uns 10 anos, e o objetivo da Toyota era promover boas práticas para a segurança no trânsito. A lista de boas práticas envolvia usar o cinto de segurança, guardar o telefone celular e transportar as crianças em assentos especiais. No entanto, uma dessas dicas era "não beba mate enquanto dirige", indo contra um costume bastante difundido entre os hermanos ao volante. Pegou mal, e rapidamente a campanha foi tirada do ar.