A Ford lançou o novo Capri, ressuscitando o nome de um antigo clássico europeu da marca. Apesar de compartilhar o nome, o novo modelo tem diferenças significativas em relação ao anterior. Agora o Ford Capri passa a ser elétrico e adotou a carroceria do tipo SUV coupé, tal como o Polestar 2. O problema é que a semelhança incomodou o CEO da marca sueca.
Mídia social reage a Ford Capri e Polestar 2
Diversos internautas apontaram semelhanças entre o Ford Capri e alguns de seus rivais, como o Fiat Fastback, entre outros. O executivo da Polestar, Thomas Ingenlath postou em seus stories no Instagram uma imagem com uma legenda alfinetando a montadora: “Eu não sabia sobre a fabricação norte-americana do PS3 [Polestar 3]. Isso foi uma surpresa”.
Algumas pessoas lembraram de outro modelo, o Citroën Basalt, que daqui a pouco chega ao mercado. Os comentários vieram de brasileiros, que disseram que copiaram até o tom de amarelo que compõe as pinturas de lançamento dos carros. No entanto, as maiores semelhanças são nas medidas, confira cada uma:
MODELO | COMPRIMENTO | LARGURA | ALTURA |
POLESTAR 2 | 4,60m | 1,86m | 1,49m (1,47 no pacote Performance) |
FORD CAPRI | 4,63m | 1,87m | 1,63m |
CITROËN BASALT | 4,32m | 1,80m | 1,67m |
Um internauta comenta semelhança com outro modelo, mas desta vez um conceito. Trata-se do Volvo 40.2 Concept, que foi apresentado pela montadora sueca em 2016, há quase uma década. Na época, o diretor de design da marca era o atual CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, que apontou o “plágio” da Ford.
Conheça mais sobre a Polestar
A fabricante, que confirmou sua chegada ao mercado brasileiro, pertence à chinesa Geely – dona também da Volvo. A Polestar nasceu no ramo de competições e depois virou divisão esportiva da Volvo. As duas trabalham em parceria desde 1996, mas, em 2015, a Polestar foi adquirida pela sueca.
A marca tem três modelos em sua gama: o Polestar 2 – envolvido na polêmica com a Ford –, equipado com as mesmas plataformas do Volvo EX40 e EC40; o Polestar 3, SUV elétrico com base de XC90 e quase 520cv; e, o mais recente, o Polestar 4, SUV coupé com 544cv de potência.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!