x
UAI
Que climão!

CEO da Polestar ataca Ford por semelhança em design de SUVs coupés

Executivo da marca sueca postou, em seu Instagram, mensagem bem direta para a montadora estadunidense

Publicidade
CEO da marca sueca fez postagem irônica para a montadora estadunidense
CEO da marca sueca fez postagem irônica para a montadora estadunidense Foto: Montagem / Equipe Vrum

A Ford lançou o novo Capri, ressuscitando o nome de um antigo clássico europeu da marca. Apesar de compartilhar o nome, o novo modelo tem diferenças significativas em relação ao anterior. Agora o Ford Capri passa a ser elétrico e adotou a carroceria do tipo SUV coupé, tal como o Polestar 2. O problema é que a semelhança incomodou o CEO da marca sueca.

Mídia social reage a Ford Capri e Polestar 2

Diversos internautas apontaram semelhanças entre o Ford Capri e alguns de seus rivais, como o Fiat Fastback, entre outros. O executivo da Polestar, Thomas Ingenlath postou em seus stories no Instagram uma imagem com uma legenda alfinetando a montadora: “Eu não sabia sobre a fabricação norte-americana do PS3 [Polestar 3]. Isso foi uma surpresa”.

Algumas pessoas lembraram de outro modelo, o Citroën Basalt, que daqui a pouco chega ao mercado. Os comentários vieram de brasileiros, que disseram que copiaram até o tom de amarelo que compõe as pinturas de lançamento dos carros. No entanto, as maiores semelhanças são nas medidas, confira cada uma:

MODELO COMPRIMENTO LARGURA ALTURA
POLESTAR 2 4,60m 1,86m 1,49m (1,47 no pacote Performance)
FORD CAPRI 4,63m 1,87m 1,63m
CITROËN BASALT 4,32m 1,80m  1,67m

 

Um internauta comenta semelhança com outro modelo, mas desta vez um conceito. Trata-se do Volvo 40.2 Concept, que foi apresentado pela montadora sueca em 2016, há quase uma década. Na época, o diretor de design da marca era o atual CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, que apontou o “plágio” da Ford.

Conheça mais sobre a Polestar 

A fabricante, que confirmou sua chegada ao mercado brasileiro, pertence à chinesa Geely – dona também da Volvo. A Polestar nasceu no ramo de competições e depois virou divisão esportiva da Volvo. As duas trabalham em parceria desde 1996, mas, em 2015, a Polestar foi adquirida pela sueca. 

A marca tem três modelos em sua gama: o Polestar 2 – envolvido na polêmica com a Ford –, equipado com as mesmas plataformas do Volvo EX40 e EC40; o Polestar 3, SUV elétrico com base de XC90 e quase 520cv; e, o mais recente, o Polestar 4, SUV coupé com 544cv de potência.