Uma das autopeças que menos evoluiu ao longo das décadas é a vareta de medição do nível de óleo do motor. Isso, porque tal peça é simples, barata de produzir e extremamente eficiente naquilo que se propõe. Porém, apesar de todas as qualidades, parece que, agora, essa peça enfim vai sumir dos veículos. E a culpa é dos próprios donos de automóveis.
De acordo com Michael Crossen, diretor-adjunto do projeto de testes da Consumer Reports, uma entidade que defende os direitos dos consumidores nos Estados Unidos, a tendência é que cada vez mais montadoras substituam a tradicional vareta de óleo por sensores. Assim, em vez de levantar o capô, os motoristas podem ver o nível do lubrificante pelo painel do veículo.
E isso ocorre, ainda segundo Crossen, porque os proprietários simplesmente não conferem o óleo por meio da vareta. Nesse ponto, vale lembrar que o óleo é fundamental para o funcionamento do motor. Ainda que o nível costume variar pouco em condições normais, inconformidades podem provocar panes catastróficas.
Essa tecnologia com sensores com já existe em carros de luxo. Os veículos na Mercedes-Benz, por exemplo, já aboliram a vareta de óleo há alguns anos. Mas o caso é que os modelos de marcas generalistas também devem seguir o mesmo caminho nos próximos anos. O propulsor Hurricane-6, do grupo Stellantis, está entre os que aderiram à verificação digital.
Vareta para verificar o óleo do motor tem vantagens
É inegável que, no momento de verificar o nível de óleo do motor, o novo sistema com sensores e tela é mais cômodo para o motorista que a velha vareta. Porém, trata-se de uma solução bem mais sofisticada e, por isso mesmo sujeita a panes. Por outro lado, é até difícil imaginar que a haste metálica que equipa os carros atuais possa apresentar algum tipo de problema.
Outra desvantagem dessas tecnologias de verificação digital do nível de óleo do motor é o custo bem mais elevado que o da vareta. Logicamente, qualquer valor extra no momento da produção acaba sendo repassado ao consumidor.
De qualquer modo, mudanças são inevitáveis e sempre acabam acontecendo, principalmente na indústria automobilística. Se Crossen realmente estiver certo, abrir o capô para verificar o nível de óleo na vareta do motor se tornará coisa do passado. As informações são do site Motorpasión.
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