O sucessor em nível global do Chevrolet Cruze é um SUV. Trata-se de um modelo médio, com porte entre o dos modelos Tracker e Equinox. Ele se chama Trax na América do Norte e Seeker na Ásia, mas tem o mesmo projeto em ambos os continentes. E, ao que parece, está agradando aos consumidores.
Nos Estados Unidos, as vendas do Trax cresceram nada menos que 152,7% no segundo trimestre deste ano 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Entre os meses de abril e junho de 2024, o SUV contabilizou 52.875 unidades emplacadas e, assim, se tornou o segundo carro mais comercializado da marca, atrás apenas da caminhonete Silverado.
Os bons resultados se devem, em parte, à proposta acessível do Trax. Por lá, ele é o carro mais barato da Chevrolet, posição que, vale lembrar, o Cruze também chegou a ocupar enquanto ainda estava em produção. Nos Estados Unidos, os preços do SUV vão de US$ 21.495 (valor que equivale a aproximadamente R$ 117 mil, em uma conversão direta) até US$ 25.395 (cerca de R$ 138,3 mil).
Sob o capô, o Trax traz uma mecânica semelhante ao que equipa as versões top de linha do Tracker e da Montana nacionais. O conjunto inclui câmbio automático de seis marchas e motor 1.2 turbo, só que com injeção direta de combustível. Devido a essa atualização que, aliás, deverá chegar em breve aos modelos nacionais, potência e torque são maiores: 139cv e 22,4kgfm, respectivamente.
Curiosamente, apesar do crescimento do Trax, as vendas da Chevrolet caíram. Durante o primeiro semestre, a empresa teve uma redução total de 1,2% nas vendas, nos Estados Unidos. Isso se deve a uma piora no desempenho comercial de outros produtos, entre os quais Suburban, Tahoe, Trailblazer, Bolt, Traverse e Camaro, sendo que esse último não está mais em produção.
E no Brasil, qual é a situação do Cruze?
Por aqui, a Chevrolet ainda não mantém o processo de substituição da linha Cruze em aberto. Tanto o hatch quanto o sedan que compõem a gama seguem no site comercial do fabricante, mas já é tarefa bem difícil encontrar unidades em estoque nas concessionárias. Isso, porque ambos os modelos deixaram de ser produzidos em Sanfa Fé, na Argentina, no ano passado.
O modelo mais cotado para substituir o Chevrolet Cruze também no Brasil é justamente o Seeker, que poderia competir com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Entretanto, até o momento, não há notícia de unidades circulando em testes por aqui. A multinacional tampouco se pronuncia sobre o assunto, embora tenha anunciado, recentemente, investimentos na ordem de R$ 7 bilhões para o país.
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