x
UAI
Carga rápida!

Van elétrica da Ford ganhou o Festival Goodwood de Velocidade

Modelo foi pilotado por campeão das 24 Horas de Le Man e é equipado com três motores com potência de 1.400cv

Publicidade
Modelo venceu festival dois segundos à frente do segundo colocado
Modelo venceu festival dois segundos à frente do segundo colocado Foto: Mark Horsburgh/EDGE Photographic/Divulgação

A Ford tem diversos modelos de alta performance em seu portfólio, como o Ford GT, Mustang GT3 e o Mach-E 1400. Essas seriam escolhas óbvias para participar de uma disputa de velocidade, mas a marca decidiu escolher uma van elétrica para fazer o serviço – e deu certo!

Van elétrica da Ford tem mais de 1.000cv

A Ford SuperVan 4.2 foi a grande vencedora do Festival Goodwood de Velocidade 2024, que ocorreu no último fim de semana no Reino Unido. O veículo elétrico completou a famosa subida de cerca de 1,9 quilômetro em apenas 43,98 segundos. O número se torna ainda mais impressionante ao saber que foram mais de dois segundos à frente do segundo colocado.

Em termos de desempenho, o veículo está próximo de um supercarro. A van é equipada com três motores elétricos alimentados por bateria de alta tensão, gerando uma potência combinada de 1.400cv. O amplo espaço de carga dá lugar a uma traseira recortada com asas no teto e difusor na parte inferior. Já na parte da frente, há um divisor e trocador de calor. A downforce gerada a 240km/h é de cerca de duas toneladas.

A van elétrica da Ford foi pilotada por Romain Dumas, bicampeão das 24 Horas de Le Mans e agora tricampeão do Festival de Goodwood. Sobre o evento, o piloto comentou: “A duas curvas do final, eu estava bem perto da parede, então estava forçando bastante [...] É impressionante andar a esta velocidade em uma área pequena, mas foi muito divertido”.

Van elétrica da Ford já conquistou outro campeonato 

No começo do ano, a Ford SuperVan 4.2 participou da corrida Pikes Peak, realizada anualmente desde 1916. Conhecida como “Playground do Diabo” e “Corrida para as Nuvens”, o circuito tem 156 curvas que serpenteiam ao longo de 20 quilômetros para vencer os 1.440 metros de elevação da montanha.

A van elétrica alcançou o objetivo em 8 minutos e 47 segundos, batendo o recorde na categoria Open Class. Para isso, foram feitas diversas modificações na carroceria, freios, suspensão, direção, baterias, inversores e controle de temperatura. Seu peso foi reduzido em 400 quilos.

  • Confira vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos,  testes e dicas!