x
UAI
Delivery

Teoria defende que Santos Dumont teria inventado o iFood

Chamada de "A Encantada", a curiosa casa de Santos Dumont em Petrópolis não tinha cozinha. Saiba como o inventor fazia para se alimentar

Publicidade
O inventor recebia as refeições na porta de casa
O inventor recebia as refeições na porta de casa Foto: Arte: Naty Carol

Todo mundo sabe que o mineiro Alberto Santos Dumont foi o inventor do avião (nada de irmãos Wright!). Alguns sabem que o Pai da Aviação também foi responsável pela criação do relógio de pulso, encomendado ao amigo de Louis Cartier. Mas, ninguém sabe que, de certa forma, foi Dumont o criador do delivery de refeições, tipo um iFood da época.

Quem já visitou a curiosa casa de Santos Dumont em Petrópolis (RJ), apelidada de "A Encantada", deve ter notado que ali não existe cozinha. Sim, provavelmente a genialidade do inventor não contemplava as artes culinárias. A falta do cômodo denuncia que Dumont sequer tinha a intenção de ter uma cozinheira. Com esse estilo de vida, um delivery viria bem a calhar.

Santos Dumont tinha o hábito de receber as refeições em casa, vindas de um hotel, o que hoje chamamos de delivery.
"A Encantada" fica em Petrópolis Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Acontece que "A Encanta" ficava em frente ao Palace Hotel, onde hoje funciona a Universidade Católica de Petrópolis. Pois era do restaurante desse hotel que Santos Dumont se alimentava. Mas, engana-se quem pensa que o inventor atravessava a Rua do Encanto até o local. Era a comida que vinha até ele. Estava inventado o delivery.

Santos Dumont recebia as refeições na porta de casa

Nos preguiçosos tempos onde se tenta resolver tudo por aplicativos, basta um "vamos pedir um iFood" para encher a mesa de comida. Mas, na época, Santos Dumont pedia pelo telefone. Em uma visita ao museu que hoje funciona na antiga moradia do inventor, conta-se que a comida chegava em uma bandeja.

Santos Dumont tinha o hábito de receber as refeições em casa, vindas de um hotel, o que hoje chamamos de delivery.
Escada Santos Dumont Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Quem já visitou o local sabe que o acesso até a casa depende uma curiosa escadaria onde cada degrau é uma raquete, montada de forma alternada, com o apoio do pé começando pelo lado direito. E é melhor mesmo iniciar com o pé direito a subida pela íngreme escadaria com uma bandeja na mão. Pois esse era o perrengue do entregador do iFood (digo, do hotel) nessa época.

Santos Dumont tinha o hábito de receber as refeições em casa, vindas de um hotel, o que hoje chamamos de delivery.
Chuveiro de água quente Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Quem visita "A Encantada" tem a oportunidade de ver outra invenção de Santos Dumont: o chuveiro de água quente. O sistema consiste em uma espécie de balde com furos em sua base e um mecanismo para misturar a água fria com a água quente, esta aquecida a álcool.